Estudo do Livro de Atos-Capítulo 3

by - julho 27, 2017

A CURA DE UM COXO. O DISCURSO DE PAULO NO TEMPLO.

O coxo é curado (1-10):
Os discípulos de Jesus continuaram a seguir as tradições judaicas. O serviço de oração era acompanhado de dois sacrifícios diários: um pela manhã e outro à tarde. A nona hora é uma referência a hora três da tarde.
O coxo foi trazido para perto da porta chamada Formosa. Essa porta servia para dar acesso ao pátio das mulheres, no interior do templo, tendo do lado de fora o pátio dos gentios. Esse pórtico era como uma porta frontal do próprio templo. A porta Formosa era um lugar ideal para o coxo mendigar. Os que ignoravam os pedidos dele podiam ter dificuldades em adorar a Deus pelos sentimentos de culpa em recusar ajuda a uma pessoa tão necessitada. Além disso, enquanto as pessoas deixavam o templo, elas estavam mais propícias a dar alguma ajuda a alguém.

Era importante fazer com que o homem prestasse atenção, pois o que ele iria receber era mais importante do que uma mão estendida (Mc 10.51)

Os apóstolos indicaram imediatamente que eles não representavam a si mesmos naquilo que estavam prestes a fazer, pois estavam representando a Jesus Cristo. Por causa do nome de Cristo o mendigo receberia o milagre de Deus.

Dia após dia, o povo via o mendigo, talvez durante muitos anos. A cura dele não poderia ser uma encenação. Quando o mendigo ficou de pé e andou, a única explicação razoável para o fato foi que Deus o havia curado.

A MENSAGEM DO MILAGRE (11-26)
O povo estava seguindo os apóstolos, mas eles imediatamente deram toda glória a Jesus.
A referência de Pedro ao Filho é proveniente da leitura da passagem do servo sofredor de Isaías 52.13, um salmo messiânico. Jesus pode ser considerado o servo de Deus porque deu a sua vida como oferta para o pagamento da dívida dos pecados de toda a humanidade.

Em seu sermão (At 2), Pedro coloca em pé de igualdade a responsabilidade humana tanto dos judeus como dos romanos com relação ao plano eterno de Deus.

A palavra traduzida por refrigério refere-se a restauração dá força e do vigor. A força é restaurada quando a esperança é restaurada. Pedro desafiou seus ouvintes a arrepender-se e a converter-se, a mudar o pensamento acerca de Jesus, considerando-O Messias, e a servir a Ele.

A restauração pode ser uma alusão ao esperado governo do Messias quando Ele retornar.

Os líderes judeus esperavam o cumprimento dá predição feita em Deuteronômio 18.15. Pedro anunciou esse cumprimento e identificou Jesus como o profeta predito por Moisés.

Esses judeus eram os primeiros receptores das bençãos prometidas a Abraão, prenunciadas pelos profetas e cumpridas em Jesus. Todas as famílias dá Terra. Nós também estamos incluídos na bênção da purificação da iniquidade, pois esse era o propósito de Deus ao enviar Jesus.

Esse foi o nosso Estudo de Atos 3! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤


Você posde gostar também:

1 comentários