Estudo do Livro de Atos - Capítulo 10

by - agosto 10, 2017

DUAS REVELAÇÕES (1-16):

Vemos aqui duas revelações; uma a Cornélio, outra a Pedro. Este capítulo é notável porque relata a abertura da porta do Evangelho aos gentios (15:7). Até este capítulo o Evangelho tinha sido pregado somente a judeus e samaritanos. Fazia, talvez, uns onze anos desde o Pentecoste.

Esse oficial romano era um comandante de cem soldados. Embora estivesse em Cesaréia, Cornélio provavelmente retornaria, em breve, a Roma. Deste modo, sua conversão foi um passo importante para a divulgação das Boas Novas na capital do Império. Em Cornélio, descobrimos: piedade, reverência, influencia, liberalidade, oração, receptividade e obediência.

Cornélio não era um crente em Cristo, mas buscava a Deus e era reverente e generoso. Deus viu a fé sincera de Cornélio. Suas orações e suas generosas doações, não passaram despercebidas a Deus. Sendo assim, Deus enviou Pedro para que falasse com ele sobre Cristo. Isto mostra que Deus é "galardoador dos que o buscam" (Hb 11:6).  Ele responde as orações sinceras daqueles que o buscam, enviando a pessoa ou as informações certas, no momento certo. Aqueles que buscam sinceramente a Deus, conseguirão encontrá-lo! Deus revelou-se completamente a Cornélio.

De acordo com a lei judaica, era proibido consumir determinados alimentos (Lv 11). A lei sobre alimentação tornava difícil aos judeus comerem com os gentios, sem que houvesse o risco dá contaminação. De fato, os gentios frequentemente eram vistos pelos judeus como "imundos". A visão de Pedro significava que ele não deveria considerar os gentios como pessoas  inferiores e indignos de serem redimidos por Deus. Antes de ter a visão, Pedro pensava que um oficial romano gentio não poderia aceitar a Cristo. Posteriormente, ele entendeu que era sua responsabilidade ir com os mensageiros a uma casa de gentios, e falar a Cornélio das Boas Novas da salvação em Jesus Cristo.

PEDRO VISITA A CORNÉLIO (17-33):

A expressão: "Deus não faz acepção de pessoas" ocorre onze vezes na Bíblia. É uma das verdades mais claras da revelação. Tanto Cornélio como Pedro tiveram de aprendê-la. Pedro não devia pensar ser Cornélio imundo pelo fato de ser gentio; Cornélio não devia adorar a Pedro por ser um servo de Deus.

Esse ato de adoração poderia ter feito com que Pedro se tornasse arrogante, afinal, um oficial romano curvara-se diante dele. Mas, pelo contrário, Pedro levou Cornélio a Cristo. Também devemos nos lembrar de nossa mortalidade sempre que formos linsonjeados ou honrados, e usar a oportunidade para glorificar a Deus.

Devemos pensar muito nas palavras "Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo" (vers. 28). Só pensamos com acerto em nosso semelhante quando nele pensamos como Deus pensa.

O PRIMEIRO SERMÃO AOS GENTIOS (34-48):

Esse breve e poderoso sermão de Pedro contém uma declaração concisa das Boas Novas: a perfeita vida de servo, vivida por Jesus; sua morte na cruz; sua ressureição pessoalmente testemunhada e experimentada por Pedro; o cumprimento das Escrituras por parte de Jesus; é a necessidade da fé pessoal Nele. Um sermão ou testemunho de Cristo não precisa ser longo para ser eficiente. Deve ser orientado pelo Espírito e estar focado em Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida.

Cornélio e Pedro eram pessoas muito diferentes. Cornélio era um homem rico, um gentio, um militar. Pedro era um pescador judeu que se tornou pregador do Evangelho. Mas o plano de Deus incluía ambos. Naquele dia, na casa de Cornélio, um novo capítulo da história cristã foi escrito, quando um líder cristão judeu e um cristão gentio convertido, descobriram algo significativo sobre o outro. Cornélio precisava de Pedro, a fim de ouvir as Boas Novas e conhecer o caminho da salvação. Pedro precisava de Cornélio, para saber que os gentios estavam incluídos no plano de Deus. Você e algum outro cristão também podem precisar um do outro para entender como Deus trabalha!

Seguiram-se as mesmas manifestações que se verificaram no dia de Pentecoste - línguas, louvores e batismo. Nesse caso, as pessoas eram batizadas depois de receberem o batismo no Espírito Santo, a fim de declarar publicamente sua submissão a Cristo e sua identificação com a igreja Cristã.

Cornélio queria que Pedro permanecesse com ele por vários dias. Era um novo convertido e percebeu sua necessidade de ensino e comunhão. Você também está anciosa para aprender mais sobre Cristo? Reconheça sua necessidade de estar entre cristãos maduros e se esforce para aprender com eles.

Esse foi o nosso Estudo de Atos 10! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

2 comentários