Estudo do Livro de Atos - Capítulo 17

by - agosto 18, 2017

PAULO VISITA TESSALÔNICA E BERÉIA (1-14):

Tessalônica era uma das cidades mais ricas e influentes da Macedônia. Foi a primeira visitada por Paulo; lá seus ensinamentos atraíram um grande grupo de cidadãos socialmente proeminentes. A igreja que o apóstolo ali fundou cresceu depressa, porém entre 50/51 d.C., Paulo foi forçado a sair de Tessalônica devido a um tumulto (17:5,6,10). Depois, Paulo enviou Timóteo de  volta aquela cidade, para verificar como estavam os Cristãos. Então, Paulo escreveu duas cartas aos irmãos de Tessalônica (1 e 2 Ts), encorajando-os a permanecerem fiéis e a recusarem-sea ouvir os falsos mestres que tentavam refutar suas convicções cristãs.

Uma sinagoga, composta por um grupo de judeus que se unia para o ensino e a oração, poderia ser estabelecida onde quer que houvesse dez judeus. Era comum a Paulo pregar nas sinagogas, quando os judeus permitiam. Frequentemente, aqueles que não eram judeus iam aos cultos nas sinagogas e ouviam a pregação de Paulo.

Quando Paulo pregava nas sinagogas, sabiamente começava seu discurso comentando os textos do Antigo Testamento e explicando como o Messias cumpriu a Lei e as profecias; Paulo partia do conhecido para o desconhecido. Esta é uma boa estratégia para nós. Quando testemunhamos sobre Cristo, devemos começar pelo ponto que as pessoas entendem, afirmando a verdade que elas conhecem, então poderemos apresentar Cristo, que é a verdade total.

Os líderes judeus não refutavam a teologia de Paulo e Silas, mas tinham inveja da popularidade destes pregadores itinerantes. As revoltas que causavam eram motivadas pelo ciúme que tinham dos apóstolos, não por pureza doutrinária.

Não sabemos muito sobre Jasom, a não ser que foi o anfitrião é o patrocinador de Paulo e Silas em Tessalônica; por isso, Jasom sofreu o impacto de todos os problemas. Ele é apenas um dos muitos heróis dá fé que, fielmente, fizeram sua parte para ajudar a divulgar as Boas Novas. Devido a coragem de Jasom, Paulo e Silas puderam ministrar mais eficazmente.

Os líderes judeus tiveram de forjar as acusações contra Paulo e Silas, que seriam ouvidas pelo governo da cidade. Os romanos não se importavam com as discordâncias teológicas entre os judeus e esses pregadores cristãos. Porém, a traição política era uma ofensa séria no Império Romano. Embora Paulo e Silas não defendessem a rebelião contra a lei romana, a lealdade deles a outro rei levantava suspeitas.

Como você avalia os sermões e ensinamentos que recebe? As pessoas em Beréia confeririam nas escrituras a mensagem que ouviam. Sempre compare o que você ouve com o que está escrito na Bíblia. Um pregador ou professor que transmite a verdadeira mensagem de Deus nunca cair em contradição com que a palavra de Deus diz.

PAULO EM ATENAS (15-34):

Atenas, com seus magníficos edifícios e muitos deuses, era o centro da arte, da filosofia e da educação grega. Os filósofos e os homens cultos estavam sempre prontos para ouvir algo novo, por isso convidaram Paulo para falar-lhes do no Areópago [conselho de sábios e literatos] (17,18 e 19).

Os epicureus e os estóicos eram os filósofos em voga na cultura grega. Os epicureus acreditavam que buscar a felicidade ou prazer era a principal meta na vida. Os estoicos, ao contrário, colocavam o pensamento acima dos sentimentos e tentavam viver em harmonia com a natureza e a razão, suprimindo seu desejo de prazer; eram muito disciplinados.

Os atenienses construíram um altar para o Deus desconhecido por medo de esquecer algum ídolo, e perder bençãos ou receber castigos. O começo do discurso de Paulo aos atenienses foi sobre esse Deus desconhecido. Paulo apenas usou a inscrição sobre o altar como ponto de partida para falarmos a respeito do verdadeiro Deus. Paulo ensinou aqueles cultos homens de Atenas a respeito do único Deus verdadeiro; embora eles fossem geralmente muito religiosos, não conheciam a Deus.

Deus pode ser reconhecido por sua criação; Ele está próximo de todos nós. Mas não está aprisionado na sua criação; Ele é transcendente. Deus é o criador, não a criação. Isso significa que Ele é soberano e está no comando, ao mesmo tempo, está próximo e é pessoal.

Paulo não deixou sua mensagem inacabada. Confrontou seus ouvintes com a ressurreição de Jesus e explicou o significado dela para a humanidade: vida eterna ou castigo eterno. Os gregos não tinham um conceito de juízo Divino. A maioria deles preferia adorar muitos Deuses em vez de um único; e o conceito da Ressurreição era inacreditável e ofensivo para os gregos. Porém Paulo não reteve a verdade, a respeito do que pudessem vir a pensar. Ele frequentemente mudava sua abordagem de acordo com o seu público, mas nunca mudou o conteúdo de sua mensagem.

O discurso de Paulo provocou reações diversas. Alguns riram, outros quiseram mais informações, outra saída creram. Não hesite em falar as pessoas a respeito de Cristo por temer que algumas não creiam.  Não espere uma resposta unanimente positiva ao seu testemunho. Mesmo que poucos creiam, o esforço terá sido válido!

Esse foi o nosso Estudo de Atos 17! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

1 comentários