Estudo do Livro de Romanos - Introdução

by - outubro 06, 2017

LIVRO: Romanos

AUTOR: Paulo, que teve como escrevente Tárcio.

 DATA: Fevereiro de 58 d.C.

TEMA PRINCIPAL: Doutrina do Evangelho.

PROPÓSITO:  Apresentar Paulo aos Romanos e sintetizar a mensagem do apóstolo, antes de sua chegada a Roma.

DESTINATÁRIOS: Os cristãos em Roma e em todo o mundo.

CONTEXTO HISTÓRICO:  Aparentemente Paulo havia terminado seu trabalho no Oriente e planejava visitar Roma, antes de seguir para a Espanha, depois de ter levado uma oferta aos irmãos em Cristo que passavam necessidades em Jerusalém (At 15:23-28). A igreja cristã romana era formada principalmente por judeus, mas também tinha um grande número de gentios.

CARACTERÍSTICAS: A carta de Paulo aos Romanos foi apresentada como um tratado organizado e bem fundamentado de sua fé; não tem o formato típico de uma epístola, exceto pela forma como o apóstolo se despediu, saudando vários irmãos romanos.

PERSONAGENS IMPORTANTES: Paulo e Febe.

VERSÍCULO-CHAVE: "Sendo pois justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo." (5:1)

Nos primeiros capítulos da carta de Paulo aos Romanos, o pecado é confrontado e é explicado como o perdão é possível por meio da fé em Cristo. Paulo também falou acerca do que os Cristãos experimentam em sua vida quando a praticam a nova fé. Nessa seção, aprendemos a respeito dá importância dá fé para os que vivem de acordo com os preceitos bíblicos do cristianismo. Vemos que, sem a fé, não existe esperança em nossa vida.

Paulo escreveu essa carta à igreja cristã que estava em Roma. Nem ele nem os outros líderes da igreja, Tiago e Pedro, tinham estado anteriormente nessa cidade. É provável que a igreja romana tenha sido fundada por cristãos que havia estado em Jerusalém por ocasião do Pentecostes (At 2:10) e/ou por viajantes que tenham ouvido as Boas Novas em outros lugares e as levado à Roma, como Priscila e Áquila (At 18:2; Rm 16:3-5).

Paulo escreveu a carta aos Romanos durante seu ministério em Corinto (após sua viajem missionária, pouco antes de retornar a Jerusalém; At 20:3; Rm 15:25), a fim de encorajar os irmãos em Cristo é revelar seu desejo de algum dia ir vê-los (o que acontece após três anos). A igreja de Roma não tinha texto algo do NT. Tendo em vista que os evangelhos ainda não tinham a aplicação doutrinária que conhecemos, a carta aos Romanos pode ter sido o primeiro texto da literatura cristã a ser visto pelos cristãos romanos. Escrita por Paulo tanto para os cristãos judeus como para os cristãos gentios, a carta aos Romanos possui uma apresentação sistemática da fé cristã.

Veja os outros estudos do livro de Romanos clicando na Tag abaixo:

Você posde gostar também:

1 comentários