Estudo do Livro de Atos - Capítulo 14

by - agosto 18, 2017

PAULO ENTRE OS PAGÃOS (1-18):

Icônio (14:1), Listra e Derbe eram três cidades que Paulo visitou na região Sul aos Gálatas. O apóstolo escreveu uma carta a estas igrejas, a epístola aos Gálatas, porque muitos cristãos judeus afirmavam que os Cristãos gentios não poderiam ser salvos a menos que seguissem as leis e os costumes judaicos. A carta de Paulo refutou esse pensamento e trouxe os crentes de volta ao padrão correto de compreensão da fé em Jesus Cristo (ver Gl 3:3-5). Talvez Paulo tenha escrito a carta aos Gálatas logo depois de ter deixado a região (ver 14:28).

Júpiter e Mercúrio (nomes latinos dos deuses gregos Zeus e Hermes) eram populares no mundo romano. O povo de Listra dizia que estes deuses haviam visitado a cidade uma vez. De acordo com a lenda, ninguém lhes ofereceu hospedagem, exceto um casal idoso. Por esta razão, Júpiter e Mercúrio mataram os demais habitantes e recompensaram apenas o casal.

Quando os cidadãos de Listra viram os milagres operados por intermédio de Pedro e Barnabé, pensaram que os deuses lhes visitavam novamente. Ao lembrar-se da lenda, imediatamente os habitantes de Listra honraram Paulo e Barnabé e os cobriram de presentes.

Paulo e Barnabé eram persistentes em pregar as Boas Novas; consideravam que o alto preço que pagavam por isto nada era comparado à obediência a Cristo. Paulo tinha acabado de escapar de um apedrejamento em Icônio (14:1-7), quando, em Listra, foi perseguido pelos judeus de Icônio e de Antioquia, que, depois de apedrejaram-no consideraram-no morto. Mas Paulo se levantou e voltou à cidade para pregar as Boas Novas, seu verdadeiro compromisso!

Ser um discípulo de Cristo envolve comprometimento total. Como cristãos não pertencemos mais a nós mesmos, e sim ao nosso Senhor, por quem somos chamados a sofrer.

TERMINA A PRIMEIRA VIAGEM (19-28):

Paulo e Barnabé voltaram a visitar os cristãos de todas as cidades onde havia sido ameaçados e fisicamente atacados. Esses homens conheciam os perigos que enfrentavam, mas, ainda assim, acreditavam que tinham a responsabilidade de encorajar os novos cristãos.

Uma das razões de Paulo e Barnabé arriscarem a vida para retornar àquelas cidades foi organizar a liderança dá igreja. Eles não apenas verificaram a situação dos grupos de cristãos que caminhavam por si mesmos, Paulo e Barnabé também os ajudaram a orgamizar-se e a escolher líderes espirituais que seriam capazes  de ajudar a igreja a crescer; ela só cresce adequadamente sob o comando de líderes guiados pelo Espírito.

É possível que Paulo tinha escrito a carta aos Gálatas enquanto esteve em Antioquia (48 ou 49 d.C.), depois de concluir sua primeira viagem missionária. Existem várias teorias sobre a que igrejas da Galácia Paulo se dirigiu, mas a maioria concorda que as de Icônio, Listra e Derbe faziam parte dá lista de igrejas às quais a carta foi endereçada. A epístola aos Gálatas foi escrita provavelmente antes do Concílio em Jerusalém (cap. 15), porque nela a questão dos cristãos gentios terem ou não que seguir a lei judaica ainda não estava resolvida. Tal conselho se reuniu para solucionar esse problema.

Esse foi o nosso Estudo de Atos 14! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

1 comentários