Diferenças entre Devocional, Estudo Bíblico e Leitura Bíblica

by - janeiro 18, 2019



 Oi meninas, tudo bem com vocês?

O post de hoje foi muito, muito pedido mesmo. Eu demorei para postar, confesso e peço desculpas, mas trouxe pra vocês um post bem completo explicando detalhadamente as diferenças entre devocional, estudo bíblico e leitura bíblica. Espero de coração que vocês gostem e que  esse post possa esclarecer as dúvidas de vocês a respeito desses 3 tópicos, ok? Então, vamos lá!

O que é Devocional?

Há algum tempo atrás, eu fiz um post aqui no blog falando sobre o momento de devocional, sobre como fazer esse momento. Caso você queira ver, eu vou deixar o link aqui embaixo pra você conferir:


No entanto, uma frase nesse post me incomoda. Eu escrevi ele em 2017, e de lá para cá eu aprendi muitas coisas a respeito desse assunto, coisas que hoje eu quero compartilhar com vocês.

A frase que me incomoda é a seguinte: Devocional nada mais é do que um momento do seu dia que você reserva para passar tempo com Deus. Se você clicou no link ali de cima e leu o post, você viu que essa frase realmente esta lá, e eu não pretendo tirar. Eu gosto de ver o quanto Deus me levou a aprender mais e a evoluir espiritualmente, mas agora eu vou contar pra vocês o porquê essa frase me incomoda tanto.

Ela me incomoda porque devocional não é só isso. Devocional não é um momento da nossa vida, ele é um estilo de vida. É bem mais do que 15 ou 30 minutos do seu dia que você separa para orar, louvar, ler a Palavra e fazer algumas anotações. É fazer tudo isso 24 horas por dia, é viver continuamente em devoção a Deus.

Guarde isso no seu coração: Deus não quer apenas 15 minutos do seu dia, ele quer fazer parte de toda a sua vida. Fazer parte das suas decisões, do momento que você está estudando, trabalhando, ele quer estar no seu pensamento 24 horas por dia.

Você deve estar pensando, mas Thayná, não dá pra ler a Bíblia o dia todo. Pois é, eu sei, mas você consegue pensar o dia todo, não consegue? Sabe quando você pensa muito, muito, muito em alguma coisa? Então, o nome disso é preocupação. Agora, quando você pensa muito, muito, muito em Deus, isso é meditação. Se você sabe se preocupar, então você sabe meditar.



Essa é a melhor maneira de pensar em Deus constantemente, de viver em devoção a Deus. Medite em alguma palavra que você leu, ore, decore versículos, louve um hino enquanto você varre a sua casa ou faz a comida. Pense em Deus. Viva Nele.

Mas ai você pode perguntar: e naqueles momentos que eu preciso me concentrar em algo específico como quando estou estudando ou trabalhando fora de casa? Nesse momento, entra outro conceito bíblico, faça tudo com amor. Estude de verdade, trabalhe de verdade, não faça para as pessoas, faça para Deus, com amor. Essa também é uma maneira de viver em devoção a Deus e adorar a Ele.

Esse é o Devocional. Agora, falando sobre o momento devocional, que também é extremamente importante, aquele que você separa um tempo específico do seu dia para ficar a sós com Deus e orar, louvar, ler a Bíblia e fazer anotações. Não pense que viver em devoção anula o seu momento devocional ok? 

Eu quero focar aqui, nas anotações do momento devocional. Nesse momento, você não estuda. Não é um estudo, não confunda devocional e estudo bíblico. O devocional é uma meditação rasa da palavra, em que você medita apenas naquilo que Deus falou com você naquele momento. Por exemplo, você leu o Salmo 1 e Deus falou com você. Anote sobre isso. No devocional você não sai pra pesquisar mais profundamente porque ai deixa de ser o que Deus falou com você naquele momento específico pra ser o que outras pessoas estudaram acerca daquela passagem.

É o seu momento a sós com Deus. Desligue o celular e ouça Deus falar com você. Ore a Palavra, repita trocando palavras como "Bem aventurados aqueles que temem ao Senhor", por "Eu serei bem-aventurado se eu temer ao Senhor". O Devocional as vezes é curto, isso vai depender do seu tempo livre, mas se você tiver apenas 15 minutos disponíveis, você consegue fazer um devocional nesses 15 minutos, outra diferença marcante entre ele e o estudo bíblico.

O que é Estudo Bíblico?

Agora que você já sabe o que é Devocional e o que é o momento devocional, fica muito mais fácil de entender o que é um estudo bíblico. Primeiro, eu gostaria que você lesse a definição abaixo da palavra estudar:

Procurar adquirir o conhecimento de algo: estudar uma lição. Dedicar-se à apreciação, análise ou compreensão de uma obra literária, artística, técnica etc.: estudou muito Machado de Assis. Preparar, examinar: estudar um projeto de lei. Ponderar, amadurecer: estudar um caso. Observar cuidadosamente: estudar um fenômeno.

Nessa definição, eu gostaria de chamar a sua atenção para as seguintes palavras: procurar, dedicar, analisar, compreender, examinar e observar cuidadosamente. Isso é estudar algo. Viu o contraste com o devocional? O devocional é raso, o estudo é profundo. O devocional pode ser feito em até 15 minutos se você quiser, o estudo bíblico é impossível de ser feito em menos de uma hora.

Quando eu digo uma hora, não é o estudo de um capítulo, é o estudo de um único versículo tá? Não adianta tentar fazer estudo ás pressas porque vai sair meia boca, incompleto e mal feito, e não é isso que você quer fazer não é? Afinal de contas, nós estudamos a Bíblia para conhecer mais da Palavra de Deus, então se nós estudarmos de qualquer jeito também vamos aprender assim.

O estudo bíblico requer, tempo, dedicação e fome de conhecimento. Quando você for estudar a Bíblia, se pergunte: porque eu quero estudar a Bíblia? A resposta dessa pergunta vai direcionar totalmente o seu estudo.



Vamos falar sobre as anotações de um estudo bíblico. São muitas. Você pode fazer tanto no computador, quanto no papel, isso fica a seu critério, eu prefiro papel. É importante você ter uma Bíblia de estudo, ou várias, se você não tem e deseja estudar a Bíblia, pense em investir em uma que esteja de acordo com o seu objetivo.

Existem outros materiais que também são muito úteis quando você estuda a Bíblia, como dicionário bíblico, manual bíblico, concordância bíblica e entre outros. Vale a pena pesquisar e investir. Caso você não tenha money agora, assim como eu, você pode também utilizar a internet para estudar, mas atente-se ao site para que seja confiável. Eu super recomendo o Biblioteca Bíblica, ele é maravilhoso. Mas vale a pena lembrar que usar a internet não anula a importância de você investir em uma Bíblia de estudo.

Quanto ao método, existem muitos métodos. Você pode estudar por livro, por capítulo, por personagem, por tema, por qualidade caráter, e muitas outras coisas. A bíblia tem muita coisa pra estudar. Eu indico para você um livro chamado 12 maneiras de estudar a Bíblia sozinho, do Rick Warren, é um livro maravilhoso que ensina muito sobre como estudar a Bíblia.

Agora vamos a alguns pontos importantes do estudo bíblico: o seu achismo não é fonte de pesquisa. Quando você estiver estudando, você não acha nada. É de extrema importância que você pesquise o contexto das coisas. Por exemplo, vamos supor que você queira estudar Romanos 10. Não dá pra começar a ler o capítulo 10 já de cara, você precisa saber sobre o que Paulo estava falando antes de chegar no capitulo 10 e o porquê ele estava falando aquilo.Lembrem-se sempre: o contexto não é o que a passagem diz, é porque a passagem diz. Entender isso vai te ajudar a entender a Bíblia de maneira muito mais clara.

Faça tudo com muita calma, ore, sempre e peça direção ao Espírito Santo. Acima de qualquer Bíblia de Estudo ou Site, é ele quem nos revela os mistérios da Palavra de Deus, é ele quem esclarece todas as coisas, então ore antes de iniciar seu estudo e também durante ele e peça discernimento a Deus.

O que é Leitura Bíblica?

A leitura Bíblia parece algo óbvio, mas tem muita gente que confunde com devocional e estudo bíblico e às vezes até tenta fazer uma mistura dos dois, mas não, não dá, e eu vou te explicar porque.

Como você já deve imaginar, leitura bíblica é abrir a Bíblia e ler. Apenas isso. Geralmente na leitura bíblica você utiliza um plano de leitura. Esse ano, eu e muitas de vocês estamos lendo a Bíblia cronologicamente. A partir disso, eu gostaria de te explicar o porque a leitura bíblica se difere do devocional  e do estudo bíblico.

No nosso plano de leitura, muitas vezes nós temos 3 ou 4 capítulos por dia, isso se a gente não procrastina um dia e deixa acumular. São muitos capítulos pra um devocional. No devocional, você foca em apenas um versículo, ou em apenas uma passagem. Ás vezes nem da pra focar em um capítulo inteiro, por ser muito longo. Por isso falei sobre focar em uma passagem, ou versículo.

Na leitura bíblica também não dá pra estudar pelo mesmo motivo. São muitos capítulos para um estudo bíblico. Dependendo do tamanho do capítulo, eu demoro em média de 3 a 4 horas pra estudar ele se não for muito longo, isso em uns 3 dias. Não dá pra estudar 4 capítulos em um dia, a não ser que você tenha muito, muito tempo livre.



Por isso que o ideal na leitura Bíblica é apenas ler e fazer breves anotações, em um caderninho ou em post'ts. Porque se você estiver fazendo como a gente e seguindo um plano de leitura, se hoje você está lendo Gênesis 5, é porque você já leu os capítulos anteriores, então você já tem uma noção do contexto das coisas  e do que esta acontecendo ali. Você não precisa sair pra pesquisar o contexto, você já esta familiarizada com ele.

Vamos supor que enquanto você estiver lendo te surja uma duvida sobre algo específico. Se você tiver tempo, você pode dar uma pesquisada sobre aquilo pra entender melhor, mas nada muito profundo porque afinal, você tem outros capítulos para ler.

Agora, caso você não esteja seguindo este tipo de plano, você pode fazer diferente. Você pode escolher um livro da Bíblia e ler um capítulo por dia. Como eu disse, as vezes um capítulo é muito pra um devocional, então esse  método ainda não da pra fazer no devocional. Você pode estudar de verdade, assim como eu te orientei ali em cima, um capítulo desses por dia, mas isso vai depender do seu tempo também, porque se um capitulo for muito grande, você pode ficar por muitas horas estudando ele.

Por isso que é importante você separar, eu leio isso, e estudo isso. porque assim você pode fazer as duas coisas com qualidade e nada fica mal feito ou incompleto, ok?

Acima de tudo, ore!

Como eu disse mais acima, ore. Independente se o que você for fazer for estudo bíblico, leitura bíblica ou devocional. Ore. Ore antes, durante e depois. Deixe o Espírito Santo conduzir você e te levar para mais perto do Pai. A Bíblia é o único livro que todos nós temos a oportunidade de ler na companhia do Autor, aproveite essa oportunidade.

Espero de coração que vocês tenham gostado desse post, eu sei  que ele ficou longo, desculpa,mas eu queria trazer algo bem completo pra vocês para tirar a maior parte das dúvidas. No entanto caso ainda tenha ficado alguma, me pergunte aqui nos comentários, não saia daqui sem perguntar, a sua dúvida pode ser a dúvida de outras pessoas também ok?

Não deixem de seguir o blog nas redes sociais, fiquem todas com Jesus e até o próximo post!

Você posde gostar também:

18 comentários

  1. Thay eu amo seu blog, passei a segui tem pouco tempo, mas me ajudou muito! Parabéns pelo seu cantinho *-*
    Eu tenho uma dúvida, esse ano comecei a ler a bíblia pela primeira vez, mas comecei a ler o novo testamento, e leio em torno 1 a 2 capítulos, anoto o que eu entendi e separo alguns versículos, depois descrevo como aplico na minha vida. Isso seria realmente um devocional ? ou só a leitura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo carinho! Então, pela sua descrição ta mais pra uma leitura mesmo. Volte sempre por aqui!

      Excluir
  2. Amei esse post, está bem completo e esclarecedor! <3

    ResponderExcluir
  3. AMO SEU BLOOOOOOG!!!
    Que Deus te use cada vez mais para poder tocar no coração de muita gente

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo seu blog, conheci ele hoje e gostei muito. Já li várias postagens. Te convido a conhecer o meu A MULHER DE PROVÉRBIOS ❤

    ResponderExcluir
  5. Bom dia e a paz ! Gostei muito da sua postagem e mim ajudou bastante.
    Vou SEMPRE visitar por aqui .
    Thayna cria o grupo de estudo no zap seria ótimo e nos ajudaria bastante

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da sua explicação, obrigada. Poderia indicar uma boa bíblia de estudo?

    ResponderExcluir
  7. Oii,eu vi o post através do pinterest,e gostaria de uma mãozinha aqui.Eu comecei a ler a Bíblia em João,onde eu leio um capítulo e faço dele o meu devocional.Como eu faço a leitura da Bíblia? Começo a ler um outro livro e deixo João para o devocional? Como faço?

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por me esclarecer essa dúvida entre eles todos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Obrigadaaa por nos explicar como funciona os três. Confesso que não sabia muuita coisa, ainda fico meio perdida porque sempre fiz tudo junto e misturado kakakakaa. Mas muito obrigada por isso, sei que com essa ajuda, irei melhorar o muito no relacionamento com o Pai!! Obrigada de novo <3

    ResponderExcluir
  11. Oiiii
    Eu tenho uma duvidinhaa, eu uso os devocionais do app da biblia ,leio e depois escrevo no papel tudo o que Deus falou comigo , isso é devocional????

    ResponderExcluir
  12. Obrigadaa, vc me esclareceu muitas coisas q eu tinha dúvida, agora já posso começa meu estudo bìblico 🥺❤

    ResponderExcluir
  13. depois do que eu li, senti vontade de fazer os 3, faço o estudo bíblico, mas quero fazer meu devocional e leitura bíblica ... misericórdia kkk será que eu consigo ? vou lá tentar !!
    Obrigada irmã s2

    ResponderExcluir
  14. antes eu confundia muito estudo bíblico com leitura bíblica

    ResponderExcluir