Dicas para criar um Diário de Oração

by - novembro 15, 2018


Oi meninas, tudo bem com vocês?

Como prometido, nos post de hoje eu vim mostrar como eu fiz o meu Diário de Oração, e ainda dar muitas dicas para que vocês criem o diário de vocês.

Mas, antes de começarmos, você já se perguntou porque é importante termos um diário de oração?  Um diário de oração é importante não apenas para anotar pedidos de oração para não esquecermos, é muito mais do que isso! Quando nós escrevemos nossas orações, nós estamos registrando uma parte muito importante de nossas vidas, assim, meses ou anos depois, quando você reler suas anotações, você vai ter uma visão geral de tudo aquilo que você passou, todas as alegrias, todas as tristezas, e vai ver que em todos esses momentos Deus esteve com você.

É muito edificante termos um Diário de Oração e é por isso que eu incentivo tanto vocês a criarem um! Então pega ai papel e caneta e anota as dicas que eu vou te dar pra você pôr a mão na massa ok? Vamos lá!

Escolha qual vai ser o seu Diário:

Para começar o seu diário, comece escolhendo um caderno que você goste bastante! Se você quiser carregar o seu diário sempre na bolsa, opte por um caderno pequeno, mas se esse não for o seu caso, pode até ser um maior.

Eu, por exemplo, separei uma divisória do meu Planner para fazer o meu diário de oração, porque meio que fica tudo em um lugar só, sabe? E eu não carrego o Planner comigo, eu deixo ele em casa.


Depois de escolher o seu caderno, pegue suas canetas, marca -textos, post'its e principalmente toda a sua criatividade, para montar as páginas do seu diário de oração!

Calendário de Oração:


Esse calendário de oração é uma das páginas que eu mais gosto no meu diário. Ele funciona assim:

Na horizontal, eu coloquei os dias da semana, e na vertical, eu coloquei cada área da minha vida, ou outra área que eu sei que nescessita de oração. Como se fossem categorias mesmo. São elas:

  • Familia, amigos e conhecidos;
  • Igreja;
  • Relacionamento;
  • Brasil e Mundo;
  • Eu;

Cada categoria dessa, eu dividi em uma subcategoria, e separei cada subcategoria para um dia da semana. Por exemplo, a categoria "Eu", ficou subdividida assim:

  • Segunda: Crescimento espiritual e intimidade com Deus;
  • Terça: Meu ministério com Deus;
  • Quarta: Meus pecados e falhas;
  • Quinta: Eu como namorada e futura esposa;
  • Sexta: Meus estudos e finanças;
  • Sábado: Simplesmente Crista;
  • Domingo: Meus planos, projetos e sonhos;
Dessa forma, na segunda-feira, por exemplo, eu oro pelo meu crescimento espiritual e intimidade com Deus e também por todas as outras subcategorias que também ficaram na coluna da segunda-feira.

OBS: Isso não significa que eu só peco perdão na quartas, mas sim que quarta, quando vou orar por mim, eu foco mais em pedir perdão pelas minhas falhas. O mesmo acontece com as outras subcategorias também.

Pedidos de Oração:  


Essa outra pagina, e meio que relacionada com a anterior, vou explicar porque. Como vocês podem ver na foto acima, eu coloquei cinco post'its, cada um pra uma categoria diferente. As categorias, são as mesmas do calendário de oração que a gente acabou de ver.

Sempre que eu tenho um pedido de oração, eu anoto nessa pagina, no post'it da categoria correspondente. Dai quando eu for orar, eu olho os pedidos de oração e vejo se é relacionado com a subcategoria que eu estou orando ou não.

Orações Respondidas:


Essa página é nova. Eu vi ela na internet e decidi reproduzir no eu planner. Ela funciona assim:

Eu coloco o pedido de oração, a data que eu comecei a orar por aquilo, e quando a oração for respondida eu marco com um ok na frente.

Os pedidos de oração para essa página, são pedidos mais objetivos, pedidos que tem um prazo. Por exemplo, não tem como eu escrever nessa pagina "Deus abençoe a a minha mãe", porquê é algo muito amplo, mas tem como eu escrever "Deus, abençoe a minha mãe na entrevista de emprego dela amanhã", porquê é bem mais específico e objetivo.

Você pode até deixar um espaço para escrever qual foi a resposta de Deus, também é uma ideia legal.

Gratidão: 


Essa página é mensal, ou seja, todo mês você precisa fazer uma dessa. A ideia aqui, é todos os dias você anotar 2 ou 3 coisas que aconteceram durante o seu dia pelas quais você é grata a Deus.

É um exercício diário muito bom, porque nos lembra de sempre agradecer a Deus pelas coisas que nos acontecem e não deixar nada passar.

Escreva suas Orações:


Essa e a ultima parte do meu diário de oração. Nela, eu simplesmente escrevo as minhas orações, como se eu estivesse escrevendo uma carta pra Deus mesmo.

Eu não escrevo nela todos os dias. Apenas em dias que eu realmente quero registrar aquela oração, ou que tem muita gente na minha casa e é difícil ajoelhar pra orar porque sempre pode chegar alguém, ou até mesmo quando é difícil orar falando por eu estar passando por algum momento difícil. 

Também é algo maravilhoso que eu super indico que você inclua em seu diário de oração.

____________________________________________________

Essas foram as dicas que eu separei pra vocês hoje meninas, espero que vocês tenham gostado. Conforme forem surgindo outras eu volto pra compartilhar com vocês. 

Caso vocês tenham alguma dúvida, ou queiram me contar qualquer coisa é só comentar aqui embaixo, é sempre um prazer ler e responder os comentários de vocês.

Não se esqueça de seguir o Blog nas redes sociais:

Fiquem todas com Jesus e até o próximo post!

Gostou? Faça Pin!

Você posde gostar também:

32 comentários

  1. Excelentes dicas. Amei! Grata por compartilhar. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal suas dicas. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Oi! Eu nunca tinha visto essa forma de organização, mas acho que como tudo na vida nosso relacionamento com Deus também precisa ser organizado e achei as dicas maravilhosas. Parabéns e que Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir
  4. Curti muito as dicas, me identifiquei com a última parte, eu também escrevo orações... Vai ser de grande ajuda e inspiração!

    Beijo, Bibiana, do Blog Gurias do Reino

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não li tudo - horário de serviço, sabe como é - mas amei o blog!
    Vou conferir todas as dicas e posts em casa ;)
    Que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
  6. Thayna vc e um benção tudo lindo e ótimo amei♡

    ResponderExcluir
  7. Nossa tô adorando tem muito conteúdo aki para nós por em prática amando ❤

    ResponderExcluir
  8. Amei as dicas,vou tentar colocar em pratica agora.
    bjss

    ResponderExcluir
  9. Muito lindo o seu blog. Amei as dicas! Continue postando 😘. Deus te abençoe muito.

    ResponderExcluir
  10. Amei a idéia. Quando eu for orar devo ler o diário todo?
    Como seria a utilização dele na prática no momento da oração?
    Parabéns que benção.

    ResponderExcluir
  11. Que lindo! Amei as dicas, obrigada por compartilhar! Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Amei as dicas. Obrigada por dividir conosco.

    ResponderExcluir
  13. Adorei minha Florzinha, muito obrigada!😀🙏

    ResponderExcluir
  14. olá, muito obrigada pela ajuda. Estou começando minha caminhada na fé agora e suas dicas estão me ajudando muito, que Deus venha te abençoar sempre.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom, obrigado por compartilhar esse post, servirá de bençãos pra mim e muitas pessoas!

    ResponderExcluir
  16. Amei as dicas! Parabéns!!
    Posso fazer o meu com as tuas ideias, mas digitado?

    ResponderExcluir
  17. Tô começando a caminhada como eu faço dica

    ResponderExcluir
  18. Amei as dicas, estava sem ideias de como organizar minhas orações 🙌🏻

    ResponderExcluir
  19. Era o que eu precisava, obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelas dicas. Ajudou-me muito. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir