Estudo do Livro de Atos - Capítulo 15

by - agosto 18, 2017

OS GENTIOS E A LEI DE MOISÉS (1-32):

Os delegados que faziam parte do Concílio de Jerusalém eram das igrejas de Jerusalém e de Antioquia. A conversão dos gentios levantou uma questão importante para a igreja Primitiva: os gentios teriam de aderir ou não às leis de Moisés e a outras tradições judaicas para serem salvos? O teste de obediência à lei era a circuncisão. Os cristãos judeus estavam preocupados porque logo existiram mais cristãos gentios do que cristãos judeus, e os padrões morais poderiam enfraquecer entre os cristãos caso os gentios não seguissem as leis judaicas.

Um grupo de cristãos judeus insistia que seguir a lei, submetendo-se ao rito de circuncisão, era um pré-requisito para a salvação. Porém os gentios não pensavam que primeiro precisavam converter-se ao judaísmo para depois tornarem-se cristãos. Paulo e Barnabé e os outros líderes dá igreja cristã acreditavam que as leis do AT eram muito importantes, mas a obediência a elas não era um pré-requisito para a salvação. A lei não pode salvar; as pessoas só podem ser salvas pela graça, alcançada por meio dá fé em Jesus Cristo. O Concílio apoiou a concepção de Paulo e Barnabé, de que, seguir as leis judaicas, inclusive a circuncisão, não era essencial para a salvação.

A questão dos cristãos gentios terem ou não de obedecer à Lei de Moisés para serem salvos tornou-se importante. As controvérsias se intensificaram muito devido ao sucesso das novas igrejas formadas por gentios. Os conservadores da igreja em Jerusalém eram liderados por fariseus convertidos (15:5), que preferiam uma religião legalista a uma baseada exclusivamente na fé. Se os conservadores tivessem vencido, os gentios seriam obrigados a converterem-se ao judaísmo e serem circuncidados. Isso reduziria o cristianismo à condição de mais uma seita do judaísmo.

Se a lei era um jugo que os judeus não podiam suportar, em que aspecto ela os ajudou ao longo de sua história? Paulo escreveu que a lei era um guia que apontava os pecados,  assim as pessoas poderiam arrepender-se, retornar a Deus e ao modo correto de vida (ver Gl 3:24-25). Mas era impossível obedecer completamente à lei mosaica.

De acordo com as deliberações de Tiago, os cristãos gentios não tinham de ser circuncidados, mas não deveriam ingerir comida sacrificada aos ídolos, carne com sangue (Lv 17:14) e carne de animais estrangulados; também deveriam abster-se dá imoralidade sexual (uma prática de adoração aos ídolos). Se os cristãos gentios se privassem destas práticas, agradariam a Deus e se relacionariam melhor com os judeus que eram seus irmãos em Cristo.

Certamente havia outras ações impróprias aos cristãos, mas os judeus estavam particularmente preocupadas com essas quatro. A decisão ponderada de Tiago ajudou a igreja a crescer sem as barreiras culturais que havia entre os judeus e os gentios (esse Tiago é o irmão de Jesus, ele se tornou líder da igreja em Jerusalém e escreveu a epístola que tem o seu nome).

A carta que foi escrita respondeu às perguntas dá igreja em Antioquia e proporcionou grande alegria aos cristãos gentios daquela cidade (15:31). Brilhantemente escrita, apelava para a direção do Espírito Santo e explicava o que deveria ser feito, como se os leitores já o soubessem.

O debate sobre a circuncisão poderia ter dividido à igreja, mas Paulo, Barnabé e os judeus de Antioquia tomaram a decisão certa: buscavam o conselho dos líderes da igreja e da Palavra de Deus. Nossas diferenças devem ser resolvidas dá mesma maneira: buscando conselhos sábios e acatando decisões. Não deixe que as discordâncias o separem dos demais cristãos.

A SEPARAÇÃO ENTRE PAULO E BARNABÉ (33-41):

Paulo e Barnabé discordaram abertamente a respeito de Marcos. Paulo não quis levar Marcos em sua segunda viagem porque ele os havia deixado anteriormente (13:13). Esta divergência de opiniões levou os dois grandes pregadores a formarem dois grupos e a empreenderem mais esforços missionários; em vez de um grupo, havia dois. Mais tarde, Marcos se tornou uma pessoa muito importante para o ministério de Paulo (Cl 4:10).

Silas havia sido enviado pelo Concílio de Jesusalem para levar a carta com a decisão do Conselho a Antioquia (15-22). Paulo, que trabalhava na Igreja em Antioquia, escolheu Silas, dá igreja em Jerusalém, para acompanhá-lo em sua segunda viagem por muitas cidades, a fim de divulgarem as Boas Novas. Essa segunda viagem de Paulo, tendo Silas como seu companheiro, começou aproximadamente três anos após o final da primeira. Os dois visitaram a maioria das cidades visitadas na primeira viagem, além de outras. A segunda viagem preparou o alicerce para a Igreja na Grécia. Esse trabalho em grupo demonstrava a unidade da igreja após a decisão do Concílio em Jerusalém.

Esse foi o nosso Estudo de Atos 15! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

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