Estudo do Livro de Atos - Capítulo 28
PAULO EM MALTA (1-10):
A ilha de Malta está localizada a aproximadamente 96 km ao sul da Silícia. Possuía excelentes portos e a sua localização era ideal para o comércio. Os habitantes de Malta eram de origem Fenícia.
Deus prometeu guardar Paulo (27:22-25), e não deixaria que nada detivesse o seu servo. A serpente venenosa que picou o apóstolo não lhe causou dano algum. Deus ainda tinha um trabalho que deveria ser realizado por Paulo.
Essas pessoas eram muito supersticiosas e acreditavam em muitos deuses. Quando viram que Paulo não adoeceu pela picada da serpente venenosa, pensaram que ele fosse um deus. Uma avaliação semelhante é relatada em Atos 14:11-18.
Paulo continuou a ministrar para outras pessoas, mesmo como um prisioneiro náufrago. Nessa viagem, oficial do exército romano, principal oficial de Malta, e muitos outros foram positivamente impactado pelo evangelho. Não é de admirar que a expansão das Boas Novas fosse rápida como fogo que se espalha.
RUMO A ROMA (11-31):
A praça de Ápio ficava aproximadamente 69 km ao sul de Roma. Três Vendas estava localizada a cerca de 56 km ao sul de Roma. Uma venda era uma loja ou um lugar que fornecia comida e alojamento aos viajantes. Os cristãos foram encontrar Paulo e encorajá-lo abertamente.
O decreto de Cláudio para expulsar os judeus de Roma (18:2) deve ter sido temporário, porque os líderes judeus voltaram aquela cidade.
Paulo quis pregar as boas novas em Roma; e chegou ali preso, depois de passar por um naufrágio e muitos julgamentos. Embora pudesse desejar uma viagem mais fácil, ele sabia que Deus o havia abençoado muito ao permitir que encontrasse os cristãos de Roma e pregasse a mensagem aos judeus e aos gentios daquela grande cidade. Em todas as coisas, Deus trabalhou para o bem de Paulo (Rm 8:28).
Os cristãos eram denunciados em todos os lugares pelos Romanos, porque eram vistos como uma ameaça à estabilidade do Império. Criam em um único Deus, enquanto os romanos tinham muitos deuses, inclusive César. Os cristãos eram comprometidos com uma autoridade infinitamente mais elevada do que o imperador.
Paulo usou o AT para ensinar aos judeus que Jesus era o Messias, o cumprimento das promessas de Deus. O livro aos Romanos, escrito 10 anos antes, mostra o diálogo constante, que Paulo manteve com os judeus em Roma.
Enquanto Paulo ficou em regime de prisão domiciliar, fez mais do que falar aos judeus. Escreveu epístolas, comumente chamadas de "cartas da prisão", aos Efésios, aos Colossenses e aos Filipenses. Escreveu também em caráter pessoal, como a carta a Filemon.
A tradição diz que Paulo foi solto depois de dois anos de prisão domiciliar em Roma, então partiu e uma quarta viagem missionária. Pode ser que, durante o tempo em que esteve em liberdade, Paulo tenha continuado viajar e extensivamente, indo até a Espanha (ver Rm 15:24-28), e depois, tenha retornado as igrejas da Grécia. A primeira carta a 1 Timóteo e epístola a Tito teriam sido escritas nesse período. Mais tarde, Paulo foi novamente preso, provavelmente em Roma, onde escreveu sua última carta, a segunda carta a Timóteo.
Você pode ver o restante dos Estudos desse Livro clicando no Link abaixo:
1 comentários
[…] Estudo do Livro de Atos – Capítulo 28 […]
ResponderExcluir