Estudo do Livro de Romanos - Capítulo 1

by - outubro 13, 2017

ASSUNTO: Introdução; Saudação; Propósito; A idolatria e a depravação dos gentios.

VERSÍCULO CHAVE: Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para Salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé (vers. 16-17).

PALAVRAS CHAVE: Fé; Justiça; Idolatria; Imoralidade Sexual.

PREFÁCIO E SAUDAÇÃO (1-7):

(vers.1) A palavra traduzida aqui como servo no texto original, em grego, significa escravo. Paulo está falando a respeito de um estado de servidão ao qual uma pessoa se submete voluntariamente e por amor, distinta da servidão imposta por outrem, forçada; situação bastante comum no império romano. Ao usar esse termo, Paulo enfatiza a sua sujeição pessoal a Jesus Cristo.

(vers.2) Humanamente falando, Jesus era descendente de Davi (Mt 1:1), sendo verdadeira e completamente humano, mas, ao mesmo tempo, o divino filho de Deus. O fato de Jesus ser descendente de Davi o vincula a aliança davídica. Qua do Cristo retornar para reinar sobre tudo e todos, Ele cumprirá a promessa feita por Deus a Davi de que confirmaria o trono de seu reino para sempre (2 Sm 7:13).

(vers.3) Paulo citou Jesus como descendente do Rei Davi para enfatizar que nEle se deu o cumprimento das profecias do A.T., que anunciaram que o Messias viria dá linhagem davídica. Com essa declaração de fé, Paulo demonstrou seu conhecimento das Escrituras e sua concordância com os ensinamentos dos apóstolos de Jesus.

(vers.4) A palavra traduzida por declarado significa designado. Jesus não se tornou o filho de Deus pela ressureição. A ressureição foi a prova de que Jesus é o Filho de Deus.

(vers 5-6) Provavelmente a melhor tradução para graça e apostolado seja graça do apostolado, pois Paulo considerou o seu chamado um presente divino. Paulo queria levar todas as nações; incluindo judeus e gentios, à obediência a Cristo pela fé (de acordo com o sistema doutrinário que Jesus ensinou). A expressão sois também a vós chamados é a preferida pelo Apóstolo quando ele quer destacar aqueles que confiavam no Senhor Jesus como Salvador.

(vers.7) Aqui, são considerados santos apenas as pessoas que foram separadas para Deus. Como Deus é Santo, seu povo também deve ser santo (1 Pe 1:15-16). A palavra traduzida como graça significa favor imerecido de Deus, que nos permite ser e fazer o que Deus quer. Já a paz de Deus é o elemento que nos permite estar em harmonia perfeita com o Senhor, com nós é com os outros. Somente após experimentarmos a paz de Deus, podemos experimentar a Sua graça.

A FÉ DOS ROMANOS. PAULO ANELA VÊ-LOS (8-15):

(vers.8) Paulo usou a frase "Dou graças ao meu Deus por [mediante] Jesus Cristo" para realçar o aspecto de que Cristo é o único mediador entre nós é Deus. Por intermédio de Cristo, Deus nos envia seu amor e perdão, e nós enviamos a Deus nossos agradecimentos (ver 1 Tm 2:5). A fé dos cristãos romanos era tão vigorosa que Paulo fala a respeito dela mencionando seu amplo testemunho. O apóstolo age de forma semelhante ao referir-se à fé dos cristãos de Tessalônica (1 Ts 1:8). A expressão em todo mundo é análoga à expressão em todos os lugares.

(vers.9-10) Paulo pedia constantemente a Deus por esses irmãos quando orava; eles estavam na sua lista de oração. Os homens e as mulheres mais santos, e até mesmo nosso Senhor Jesus, sabiam que não é possível trabalhar para Deus ou até mesmo viver sem orar. Paulo orou, a fim de que pudesse visitar Roma e ensinar os cristãos que lá estavam, mas, quando finalmente, chegou àquela cidade, era um prisioneiro (ver At 28:16). Paulo orou por uma viagem segura e, embora realmente chegasse em segurança a Roma, antes foi preso, teve o rosto esbofeteado, naufragou e foi picado por uma cobra venenosa. As formas que Deus usou para responder nossas petições frequentemente são muito diferentes do que esperamos. Quando oramos com sinceridade, Deus responde, mas o faz conforme o seu cronograma e, às vezes, de maneira inesperada.

(vers.11-12) A expressão comunicar algum dom espiritual não significa que Paulo ensinaria sobre dons espirituais, cura ou profecia. Significa que ele exercitaria os seus dons espirituais [compartilharia os seus dons espirituais com os irmãos] e, ao fazê-lo, abençoaria os irmãos em Cristo. Como um povo dedicado a Deus, os cristãos romanos podiam oferecer ao Apóstolo comunhão e conforto. Quando os irmãos em Cristo se reúnem, todos dão e recebem. A fé em comum proporciona um vínculo entre eles, que é uma benção e um estímulo para todos.

(vers.13) Ao término de sua terceira viagem missionária, Paulo já havia viajado pela Síria, Galácia, Ásia, Macedônia e Acaia. Nessas regiões, as igrejas eram constituídas principalmente por cristãos gentios. Aqui, Paulo deixa claro que desejou ir antes a Roma (Rm 15:22); contudo, foi impedido.

(vers.14) Paulo era sensível ao dever de pregar para o culto e para o inculto, para o instruído e para o não instruído. Embora muitas pessoas sábias não tenham sido chamados por Cristo, algumas foram (1 Co 1:26-29); e todos precisam ouvir o Evangelho.

(vers.15) A afirmação estou pronto para também vos anunciar o Evangelho é a declaração do compromisso de Paulo. Essa expressão parece ser a declaração central de uma tríade de declarações em primeira pessoa que se referem ao próprio Paulo e a pregação do evangelho de Cristo. Na primeira seção, Paulo afirma: Não me envergonho do evangelho de Cristo. Todos nós somos devedores a Cristo. Nenhum de nós deveria envergonhar-se do Evangelho de Cristo. Nem todos, porém, estão prontos para pregar o Evangelho. Paulo estava não apenas habilitado e disposto, mas também estava pronto, apto a pregar as boas novas com êxito. Ele não era apenas um vaso escolhido, mas era também um vaso limpo. Ele estava pronto para ser usado por Deus.

O ASSUNTO DA EPÍSTOLA: A JUSTIÇA PELA FÉ (16-17):

(vers.16) Paulo estava pronto para pregar o Evangelho de Cristo. Quando formos de capazes de fazer nossas essas palavras ditas pelo Apóstolo, nós também sentiremos um desejo ardente de tornar Cristo e seu Evangelho conhecidos em todo o mundo. Todo aquele que crê: Aqueles que aceitam a verdade a respeito de Jesus, revelada na Palavra de Deus, e agem em conformidade com essa verdade. Primeiro do judeu: Os judeus são os primeiros porque Deus trabalhou com eles durante o tempo do antigo testamento para preparar a salvação para todo o gênero humano. Para Paulo, o termo grego inclui todas as pessoas que não são judias.

(vers.17) Isso, quer dizer que a fé está no começo do processo de salvação. A salvação é resultado da fé. Ao exercitar a fé em Cristo, a pessoa é salva das consequências do pecado e  declarada íntegra. Como os cristãos, vivem pela fé, Deus está continuamente salvando-os do poder do pecado para que ela vivam em justiça.

A IDOLATRIA E DEPRAVAÇÃO DOA GENTIOS (18-32):

(vers.18) Refere-se ao tempo presente. É a irá divina manifestando-se contra o pecado e a rejeição da verdade. Como o próximo versículo indica, o termo a verdade, refere-se, obviamente, a verdade sobre Deus. Uma vez que rejeitaram a piedade e a retidão, as pessoas detém a verdade a respeito de Deus; ou seja, que Deus é o seu criador, amoroso e merece a adoração e o louvor delas. Os pecadores são perfeitamente capazes de perceber, de forma racional, a verdade revelada por Deus (vers.19-20), mas eles escolheram suprimir tal revelação. Sendo assim, as pessoas são indesculpáveis.

(vers.19-20) Os atributos divinos são vistos claramente não apenas na humanidade, mas também podem ser apreciados no universo material; a criação divina os declara vividamente (Rm 1:20; 10:18; SL 19:1-4). A natureza fala, de forma eloquente, sobre o seu Criador. Começando pela engenharia complexa da célula humana e indo até a grandeza magestosa das montanhas rochosas, todas as obras de Deus testemunham de Sua sabedoria e seu poder.

(vers.21-22) Eles conheceram a verdade sobre Deus por meio da criação (vers.18). A natureza revela um Deus grandioso e bondoso. A chuva branda e as terras férteis proporcionam aos seres humanos todas as variedades de alimentos deliciosos. Deus é bom. Mesmo com todas as evidências presentes na criação, há quem se recuse a reconhecer seu Criador; decidem consistentemente não adorá-lo ou glorificá-lo como Deus.

(vers.23) A Idolatria é a derradeira expressão dá loucura humana (vers.22). Em vez de procurá-lo como Criador e mantenedor da vida, passaram a considerar a si mesmos como o centro do universo. Logo inventaram deuses que são convenientes projeções de suas ideias egoístas. Esses ídolos podem ser estátuas, objetos ou outras coisas que elas almejam. Podem ser até representações falsas do próprio Deus, imaginados pelo homem, ou as coisas que Deus fez,  mas o ponto comum entre todos os tipos de idólatras é que eles não adoram o Deus verdadeiro.

(vers.24)  Deus, em sua ira, os entregou, ou seja, deixou-os a mercê de seus pecados (vers.26-28). A ira de Deus já se manifesta em nossos dias (vers.18), porém, ela se manifestará plenamente por ocasião dá volta de Cristo (1 Ts 1:10). A Bíblia nos afirma que Deus não desistiu da humanidade, mas Ele permitiu que ela se afundasse no pecado, de acordo com os desejos pecaminosos do coração humano. Frequentemente, Deus dá ao homem novas oportunidades de este enxergar toda a malignidade do pecado.

(vers.25)  A mentira diz respeito aos ídolos. Eles são falsos deuses de origem satânica, sem qualquer verdade ou poder. As pessoas tendem a acreditar em mentiras que reforçam suas crenças egoístas. Tome cuidado com aquilo que pode influenciar suas opiniões. E lembre-se A Palavra de Deus é a única verdade.

(vers.26) Este versículo claramente trata-se de uma alusão as relações sexuais antinaturais entre mulheres. O lesbianismo é contrário a natureza; está na contramão dá vontade do Criador.
(vers.27) As práticas homossexuais são pecado (Lv 18:22). O versículo 27 de Romanos enfoca não o fato de o homossexualismo ser um pecado queDeus ser castigado, mas afirma que o homossexualismo por si mesmo, já é um castigo. Por terem rejeitado a Deus e se tornado idólatras, alguns homens e algumas mulheres tornaram-se escravos de paixões infames (vers.26). Logo, eles receberam em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

(vers.28) Um sentimento perverso é uma mente totalmente destituída da sensibilidade mortal.

(vers.29-32) Esses versículos contém uma das mais extensas listas de pecado de toda a Bíblia. Essa lista mostra a grande amplitude da depravação moral humana. Note que enquanto a sociedade exercita a tendência de justificar certos pecados, Deus julga todos os pecados sem distinção. Tais pecados revelam em particular a rebeldia existente em nosso coração. Todos, sem excessão, merece o castigo de Deus.



Se você quiser ver os outros Estudos do Livro de Romanos é só clicar no Link abaixo:


Esse foi o Estudo de hoje, espero que vocês tenham gostado, fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

2 comentários

  1. Esse blog @proverbio-31.eu não estou encontrando ele.dar pra mim me explicar mais detalhado o saite

    ResponderExcluir
  2. E o restante do estudo do livro de Romanos? Achei tão interessante, só que eu achei vc so agora...

    ResponderExcluir