Estudo Bíblico: É Pecado?

by - janeiro 07, 2017

Na nossa caminhada com Jesus, muitas vezes, nos vemos cheios de dúvidas em relação há algo, querendo saber se aquilo é pecado ou não, se é certo ou errado. Daí a gente olha para um que diz uma coisa, e depois vai ver, já tem outra pessoa dizendo algo totalmente diferente sobre aquilo, e no fim, nossas dúvidas só aumentam. Mas enfim, como saber se algo é pecado ou não?

Você quer saber se é pecado ou não para agradar a quem? A Deus, não  é mesmo? Pois bem, é muito fácil você agradar alguém que você já conhece, pois, você já sabe quais são os seus gostos. Busque conhecer mais Aquele que você deseja agradar, e seja íntimo Dele.

Sabe o porque de tudo isso? Porque para saber se algo é errado ou não, você deve ir direto a fonte, deve perguntar diretamente para Deus. E para obter essas respostas, você precisa ser íntimo de Deus, porque Deus revela os seus segredos aos seus amigos.
"O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança. " Salmos 25:14

Como exemplo disso, eu sempre gosto de lembrar de Abraão, que foi chamado amigo de Deus, por ser fiel ao Senhor (Tiago 2:23). Deus estava prestes a destruir Sodoma e Gomorra, então Ele pensou consigo: "Esconderei de Abraão o que estou prestes a fazer?" Você conta os seus segredos a desconhecidos? Não né? Então, Deus também não. Foi por isso que Ele contou a Abraão o que iria fazer, pois ele era Seu amigo.

Para conhecer mais de Deus e saber o que O agrada, você precisa conversar com Ele, e ler a Sua Palavra. Para facilitar o entendimento, eu vou usar o assunto "cortar cabelo", como exemplo. Apenas um exemplo ok?

Você quer saber se é certo ou não uma mulher cristã cortar os seus cabelos. Primeira coisa que você deve fazer: procurar saber o que a Bíblia diz sobre isso, na Bíblia. Não pergunte, leia primeiro.

Tudo bem, daí você vai procurar na Bíblia coisas sobre esse assunto, e se depara com esses versículos, por exemplo, que estão em 1 Coríntios 11: 13 ao 16:
"Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu. Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus." 1 Coríntios 11:13-16

Daí, lendo isso, você tem um entendimento sobre esse assunto. Só que o seu pastor, ou líder de jovens, ou alguém que ministre pra você, te ensina diferente, e então você continua com outra dúvida: "quem entendeu errado? Eu ou o meu líder (quem te ensinou sobre aquilo)?"

Pra esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, ore. Você pode até fazer uma campanha de oração, de jejum, ou de jejum e oração, para buscar a sua resposta de Deus.

Lembrando que isso é diferente de: "Jesus vou jejuar pra o Senhor curar o fulano!" ok? Porque o curar, o viver, e entre outras coisas, são coisas que dependem do querer de Deus para a vida de cada um de nós. Fazer uma campanha para obter uma resposta, é apenas uma forma de nos santificarmos mais, para estarmos mais sensíveis ao Espírito Santo, e assim, poder ouvir aquela resposta de Deus.

É diferente, pois é uma pergunta, e se você perguntar algo a Deus, Ele vai te responder, pois, Ele mesmo nos disse, que se clamássemos a Ele, Ele nos responderia (Jeremias 3:33).

Até ai, tudo bem. Você já orou, já perguntou a Deus, e agora é só aguardar a resposta. Mas como é que Deus vai nos responder?

Deus pode te mostrar a resposta de várias formas: Ele pode usar alguém pra te dizer, pode te mostrar em sonhos, em visão, ou até mesmo fazer você ouvir a Sua voz. Tudo depende da vontade de Deus, de como Ele vai querer te falar.

Enfim, o mais importante vem agora. Depois que você já recebeu a sua resposta de Deus, aplique em sua vida. Se Deus disser que não é errado, amém! Mas, se Ele disser que é, esteja pronta para dizer amém também, e renunciar, abandonar, não fazer mais aquilo que é errado, para que o Espírito Santo não se entristeça com você, porque o pecado nos afasta de Deus.

A Bíblia diz em Naum 1:3, que Deus não deixará impune o culpado. Se você erra, sem saber que aquilo é errado de se fazer, você é inocente, porque você não sabia que era errado. Mas, se você sabe que é errado, e continua errando, então você é culpado, pois permaneceu no erro.

Vamos todas então nos aproximar de Deus, para saber diretamente Dele o que é certo ou errado, para abandonar o errado e praticar apenas o que é certo, e dessa forma, agradar ao coração de Deus, e fazê-lo sorrir, sempre que olhar pra nós.

Esse foi o nosso primeiro estudo aqui no blog. O que acharam? Espero que eu possa ter ajudado vocês e que o Espírito Santo possa ter falado ao coração de vocês. Fiquem na Paz de Jesus!

Você posde gostar também:

1 comentários