Estudo do Livro de Atos- Capítulo 2

by - julho 27, 2017

A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO:

A palavra grega "Pentecoste" quer dizer cinquenta, porque essa festa era celebrada 50 dias depois da Páscoa.

A Bíblia diz que " veio do céu um som como de um vento muito forte". Esse som era necessário para atrair as multidões até a pequena reunião dos apóstolos, os quais estavam assentados (posição normal para ouvir alguém falar, em vez de estar em pé para a oração. A grande multidão, após ser atraída por esse grande som, contemplou a manifestação visual de Deus.

A palavra traduzida como "línguas" é uma palavra grega usual para línguas conhecidas.Falar em línguas ou em outras línguas fez com que a Igreja ampliasse o seu alcance evangelístico.

Os visitantes esperavam que os apóstolos falassem a língua aramaica ou grega, mas, em vez disso, eles os ouviram falando em seus próprios idiomas estrangeiros. Os visitantes estavam assustados porque sabiam que isso não era possível, a menos que os apóstolos fossem oriundos dos mesmos lugares que eles. Era um sinal vindo do céu, um evento sobrenatural.

PEDRO EXPLICA O ACONTECIMENTO:

Pedro começou o seu sermão, citando a passagem de Joel 2:28-32, da tradução grega do Antigo Testamento.

“E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.  Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.  Mostrarei maravilhas no céu e na terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça.  O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor .  E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor , no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar."
Joel 2:28‭-‬32 NVI
Nessa passagem, Deus havia prometido que chegaria um tempo em que Seus seguidores receberiam o Seu Espírito, e não somente os profetas, reis e sacerdotes. Pedro indicou que aquele tempo predito pelo profeta tinha chegado. Deus falaria por meio de todos aqueles que fossem até Ele, ou por meio de visões, sonhos ou por profecia.Tal evento representa o começo dos últimos dias. O ato final da salvação de Deus começou com o derramamento do Espírito Santo e continuará até o fim desta era.

Jesus Cristo era a provisão de Deus para o perdão de todo o pecado; ainda que tenha sido a nossa natureza pecaminosa a conduzir o Senhor à morte.

Pedro sabia que ninguém poderia discutir a revelação no Salmo 16:8-11 de que o Messias não está morto. Davi foi enterrado e não tinha ressucitado, por isso o Salmo fala a respeito de outra pessoa dá descendência de Davi. Pedro observou que esse descente é Jesus, que foi morto e ressucitou. Em seguida, Pedro expôs outro texto de autoria davídica, que relata que o Messias estaria assentado à direita do Pai. Baseado nessa argumentação, a conclusão de Pedro é clara: Jesus é o único que foi crucificado e, após ressucitar, foi feito por Deus Senhor e Cristo.

AS PRIMEIRAS CONVERSÕES:

Pedro exortou os seus ouvintes ao arrependimento. Em outras palavras, cada pessoa deve fazer sua decisão de abrir mão de todos os seus sentimentos, pensamentos e desejos pecaminosos e voltar-se para Deus em fé. Assim fazendo, Deus concede o perdão dos pecados e declara essa pessoa justa por causa da obra de Jesus na cruz.

Esse foi o nosso Estudo de Atos 2! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

1 comentários