Estudo do Livro de Atos-Capítulo 4

by - julho 27, 2017

PEDRO E JOÃO PERANTE O SINÉDRIO:

A tentativa de silenciar a verdade de Deus prendendo as testemunhas de Jesus não foi capaz de reprimir a ação divina. Embora servos de Deus sejam encarcerados a Palavra de Deus nunca é lançada em prisões (2 TM 2:9). O resultado foi a conversão de cinco mil pessoas à mensagem do Evangelho.

O Sinédrio, formado por 70 membros do sexo masculino e mais o sumo sacerdote, era a mais alta corte dos judeus. O grupo consistia dos mais ricos, mais bem-educados e mais poderosos homens de Israel.

A plenitude em Deus trouxe coragem aos primeiros cristãos para fazerem o trabalho de Deus. Jesus tinha prometido aos seus discípulos que eles estariam diante dos governadores e reis, e que o Espírito de Deus colocaria em suas mentes tudo o que eles deveriam dizer.

A pedra angular era a pedra que unia duas paredes pelas suas extremidades, servindo para mantê-las ligadas uma à outra. Era também a pedra alicerçada em um dos cantos da construção de um edifício, servindo de ponto de partida para a edificação de todo o prédio. Pedro fez uso dessa metáfora para dizer que, quando as pessoas rejeitaram Jesus Cristo elas rejeitaram o único capaz de levar a cabo o plano de Deus para a humanidade.

Apenas mediante a fé no Jesus histórico- o Filho de Deus encarnado, que morreu e apareceu redivivo- é possível que alguém seja salvo.

AS PRIMEIRAS CONSEQUÊNCIAS:
Embora Pedro e João fossem pescadores Galileus destituídos de educação formal, eles falavam com confiança e liberdade. A apresentação do Evangelho feita por esses simples pescadores era poderosa porque eles eram testemunhas oculares de tudo o que falavam.
O Sinédrio reconheceu a veracidade do milagre operado. Os apóstolos ofereceram a explicação: os milagres eram obra do Cristo ressuscitado. Em vez de crer em Cristo, os membros do Sinédrio apenas demonstravam interesse em fazer um controle efetivo dos danos. Eles tentaram intimidar os apóstolos advertindo-os a não falar ou ensinar no nome de Jesus.

Não há nenhuma autoridade que se compare à autoridade de Deus. Quando a autoridade humana rejeita a autoridade divina, ela perde todo o direito de exigir ou estabelecer normas.

UMA REUNIÃO APOSTÓLICA PARA ORAÇÃO (24-37):

A resposta dos companheiros de Pedro e de João diante dos testemunhos dos apóstolos após a libertação deles foi uma manifestação espontânea de louvor, cânticos e oração.

Lucas observa que, para os Cristãos primitivos, estar cheio do Espírito Santo não significava apenas participar da proclamação da Palavra de Deus, mas também compartilhar as posses com todos aqueles que passam necessidade.

Esse foi o nosso Estudo de Atos 4! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

2 comentários