Estudo do Livro de Atos-Capítulo 5

by - julho 27, 2017

ANANIAS E SAFIRA (1-16):

Em Atos 5:1,8 e 3, vemos tanto os problemas internos como os externos enfrentados pela Igreja Primitiva. Internamente, havia desonestidade (5:1-11), cobiça (5:3), e problemas administrativos (6:1-7). Externamente, a igreja era pressionada pela perseguição. Embora os líderes da igreja fossem cuidadosos e sensíveis ao lidar com problemas internos, não havia muito o que pudessem fazer para evitar as pressões externas. Mas, em meio a tudo isso, os líderes mantiveram seu foco naquilo que era mais importante: divulgar as Boas Novas de Jesus Cristo.

Mesmo depois da vinda do Espírito Santo, os Cristãos não ficaram imunes as tentações de Satanás. Embora este tivesse sido derrotado por Cristo na cruz, tentou fazer com que os Cristãos tropeçassem, como ainda faz hoje.

O pecado que Ananias e Safira cometeram não foi o da mesquinhez, por guardarem parte do dinheiro; eles tinham a opção de vender ou não a sua terra, e, caso decidissem vendê-la, poderiam dar quanto quisessem. O pecado deles foi mentir diante de Deus e de seu povo, dizendo que deram a quantia total, quando, na verdade, guardaram parte para si. Eles mentiram, a fim de parecerem mais generosos do que realmente eram.

Tal pecado foi severamente julgado, porque a desonestidade, a cobiça e a avareza são destrutivas para a igreja, pois impede que o Espírito Santo trabalhe eficazmente. Toda a mentira é ruim, mas quando mentimos para tentar enganar a Deus e a seu povo sobre nosso relacionamento com Ele, destruímos nosso testemunho a favor de Cristo.

O julgamento de Deus sobre Ananias e Safira produziu choque e medo entre os Cristãos, fazendo-os perceber  como Deus leva a sério o pecado na igreja.

LIBERTAÇÃO MILAGROSA (17-28):

Os líderes religiosos tinham inveja de Pedro e dos demais apóstolos, porque eles tinham o respeito das pessoas. Os líderes religiosos exigiam respeito e reverência, ao passo que os apóstolos tinham como objetivo levar o povo a respeitar e reverenciar a Deus; os apóstolos eram mais respeitados não por exigirem, mas porque mereciam.

Os setenta membros do Sinédrio se reuniram para interrogar os apóstolos. Não seria um julgamento simples. Os líderes religiosos fariam qualquer coisa para impedir que os apóstolos desafiassem a autoridade deles, ameaçassem sua posição segura e expusessem suas motivações hipócritas ao povo.

Ao amanhecer, o Templo era um lugar de muita atividade. Muitas pessoas iam lá para orar e adorar. Quando chegaram, os apóstolos já estavam no templo, prontos para contar-lhes as Boas Novas da nova vida em Cristo.

PEDRO E OS PRÍNCIPES DOS SACERDOTES (29-42):

Os apóstolos conheciam suas prioridades. Embora devamos tentar viver em paz com todos, o conflito com o mundo e com duas autoridades é, às vezes, inevitável para um cristão.

Gamaliel inesperadamente defendeu os apóstolos, embora não apoiasse os ensinamentos deles. Embora Gamaliel tenha salvo a vida dos apóstolos, suas verdadeiras intenções provavelmente eram evitar uma divisão no Sinédrio e fazer com que a atenção dos romanos não fosse despertada.

Pedro e João foram repetidamente advertidos a não pregar, mas continuaram apesar das ameaças. Nós, também, devemos viver como Cristo ordenou, compartilhando nossa fé, não importa o quanto isso possa nos custar. Talvez não sejamos espancados ou presos, mas podemos ser ridicularizados, excluídos ou até caluniados. Até que ponto você está disposta a sofrer por compartilhar as Boas Novas?

Esse foi o nosso Estudo de Atos 5! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

1 comentários