Estudo do Livro de Atos-Capítulo 6

by - julho 28, 2017

A INSTITUIÇÃO DOS DIÁCONOS (1-7):

Os cristãos que falavam grego reclamaram que suas viúvas não eram tratados de forma justa. Talvez esse favoritismo não fosse intencional; a causa seria a barreira causada pelo idioma. Para corrigir a situação, os apóstolos constituíram 7 homens respeitáveis que falavam grego como responsáveis pelo programa de distribuição de alimentos. Isto resolveu o problema e permitiu que os apóstolos mantivessem seu foco no ensino e na pregação das Boas Novas de Jesus.

À medida que a igreja primitiva crescia, suas necessidades aumentavam. Uma delas era organizar a distribuição de alimentos para os pobres. Os apóstolos precisavam concentrar-se na pregação então escolheram diáconos para administrar o programa alimentar. Cada cristão tinha uma função vital a desempenhar na igreja.

Notemos as qualidades necessárias até para prestar um serviço humilde na igreja: cheio: 1) do Espírito Santo; 2) da sabedoria; 3) graça; 4) fé; 5) poder. Porventura temos todos essas qualidades?

As prioridades dos apóstolos eram corretas. O ministério da Palavra nunca deveria ser negligenciado por causa dos fardos administrativos. O trabalho da igreja deve ser dividido entre os membros.

Impor as mãos sobre alguém, uma antiga prática judaica, era um modo de separar uma pessoa para um serviço especial (ver Nm 27:37; Dt 34:9).

Jesus disse aos apóstolos que eles deveriam testemunhar primeiro em Jerusalém (1:8). Em pouco tempo, o evangelho fui divulgado à cidade inteira, a todas as classes sociais. Até alguns sacerdotes se converteram; uma violação óbvia dis ditames do Sinédrio, que traria riscos à posição deles.

O PRIMEIRO MÁRTIR (8-15):

O pré-requisito mais importante para qualquer tipo de serviço cristão é estar cheio de fé e do poder do Espírito Santo. Por este poder, Estevão foi um servo sábio (6:3), um realizador de milagres (6:8), e um evangelista (6:10). Pelo poder do Espíritos Santo, nós podemos colocar em prática os dons que Deus nos deu.

Os Libertos eram um grupo de escravos judeus libertados por Roma, que formaram sua própria sinagoga em Jerusalém.

Tais homens mentiram a respeito de Estevão, a fim de que fosse preso e levado ao Sinédrio. Os Saduceus, o partido dominante do conselho, aceitavam e estudavam apenas os livros de Moisés (de Gênesis a Deuteronômio). Sob o ponto de vista Saduceu, blasfemar contra Moisés era um crime. Mas ao examinarmos o discurso de Estevão (cap. 7), podemos perceber que esta acusação era falsa. Estevão baseou sua síntese da história de Israel nos textos de Moisés.

Quando Estevão foi levado diante do conselho dos líderes religiosos, a acusação contra ele foi a mesma usada contra Jesus (Mt 26:59-61). O grupo acusou falsamente Estevão de querer mudar os costumes de Moisés, porque sabiam que os Saduceus, que controlavam o Sinédrio, acreditavam somente nas leis de Moisés.

Esse foi o nosso Estudo de Atos 6! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

24 comentários