Como Escrever uma Boa Aplicação Pessoal
Oi meninas tudo bem?
Sempre quando estamos fazendo um Devocional ou um Estudo Bíblico, é importante fazermos uma Aplicação Pessoal.
Uma Aplicação Pessoal, é a parte prática do seu estudo. É onde você pega o que você aprendeu com a Palavra de Deus e aplica na sua vida.
"Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer."
Tiago 1:22-25 NTLH
Essa é a importância da Aplicação Pessoal: não apenas ler ou ouvir, mas praticar a Palavra de Deus. Isso gera bençãos para as nossas vidas.
E é por isso que nesse post, eu vim ajudar vocês a escreverem uma boa aplicação pessoal aí na casa de vocês, no final de seus estudos ou devocionais. Então vem comigo!
SEMPRE NO FINAL:
Lembre-se sempre de fazer sua aplicação pessoal no final da sua meditação. Dessa forma você já vai ter entendido o que Deus quis falar com você, e já pode aplicar em sua vida.
FAÇA PERGUNTAS A SI MESMA:
Quando for escrever sua aplicação pessoal, comece a fazer perguntas pra si mesma em relação ao que você aprendeu da Palavra. Por exemplo:
- Tenho algum pecado a confessar?
- Algum erro que preciso evitar?
- Algo pra parar de fazer?
- Tenho alguma atitude a mudar?
- Algo para começar a fazer?
- Algum exemplo a seguir?
- Algum mandamento que preciso obedecer?
- Algo para orar sobre?
- Algo para falar sobre?
- Alguma verdade que preciso acreditar?
- Algo para pensar sobre?
Responda as perguntas que mais se adequam ao que você aprendeu com a Palavra.
FAÇA COMO SE FOSSE UMA META:
Metas possuem prazos para serem cumpridos. Ou seja, você não pode escrever sua aplicação e esquecer ela ali.
ESCREVA ALGO QUE VOCÊ REALMENTE VÁ FAZER:
É aqui que entram os 4 Ps. Sua aplicação precisa ser PESSOAL, PRÁTICA, POSSÍVEL E PROVÁVEL. Calma, vou explicar.
Pessoal: É você quem precisa fazer o que vai escrever, não outra pessoa. Aplique de acordo com a sua vida.
Prática: A sua aplicação precisa ser algo pra você fazer. Por exemplo, se você reconhecer que você precisa pensar mais sobre o quanto de te ama, pode fazer um estudo sobre o amor de Deus e meditar no amor que ele sente por você. Era pra pensar, mas você pensou fazendo alguma coisa. Entendeu o raciocínio?
Possível: Como o nome já diz, precisa ser possível. Você precisa fazer, então não escreva algo que você sabe que não pode fazer, não escreva algo impossível.
Provável: Quando você vai fazer o que se desafiou a fazer? Hoje? Amanhã? Quanto tempo vai durar? Traçe metas, se organize, não se esqueça de aplicar o que aprendeu em sua vida.
ORE:
Sem Jesus, nada nós podemos fazer. Então, escreva sua aplicação pessoal e ore pedindo ajuda ao Senhor para que te ajude a aplicar a Palavra Dele em sua vida.
Gente, qualquer dúvida sobre esse assunto, comentem aqui embaixo que eu respondo vocês com todo prazer. Não saiam desse post com dúvidas!
Espero que vocês tenham gostado e que a partir de hoje possam escrever boas aplicações pessoais que ajudem vocês a aplicar a Palavra de Deus em suas vidas.
Fiquem todas com Jesus é até o próximo post! ❤
2 comentários
Olá a paz do Senhor!
ResponderExcluirEu estou fazendo um plano anual e nele tem aplicação pessoal, gratidão e ora por: porém em alguns dias não sei o que escrever na aplicação pessial, e quero tanto aprender a fazer, conto com sua resposta, será que tem como eu te mandar a foto do meu plano?
Eu também não sei. Sou iniciante no assunto devocional.
ResponderExcluir