Estudo do Livro de Atos - Capítulo 8

by - agosto 10, 2017

SAULO, FILIPE E SIMÃO (1-8):

O Evangelho descobre o verdadeiro caráter dos homens. Temos neste capítulo uma tríplice ilustração desta verdade. Em Saulo, revela animosidade e ódio; em Filipe, amor e desejo pelo bem dos samaritanos, outrora inimigos; em Simão, avareza e a ambição do poder.

Notemos as consequências da primeira perseguição: espalhou os crentes, e assim resultou em propagação do Evangelho; separou os genuínos dos meramente interessados; despertou os corações dos verdadeiros crentes; fortaleceu esses crentes no seu testemunho do Evangelho.

Este não é Filipe, o apóstolo, mas o "diácono" (6:5) e evangelista (21:8).

SIMÃO, O IMPOSTOR (9-25):

Na época da Igreja Primitiva, os feiticeiros e mágicos eram numerosos e influentes. Eles faziam adivinhações, curas, exorcismos e praticavam a astrologia. Suas adivinhações podem ter sido simples truques mágicos ou podem ter sido capacitados por Satanás para operar prodígios (Mt 24:24; 2 Ts 2:9). Simão fez tantas adivinhações, que algumas pessoas até pensaram que ele era o Messias; mas seus poderes não vinham de Deus.

No caso deste homem vemos como é possível alguém ser "crente" porque percebe que o Evangelho é a verdade, porém, sem ser convertido pelo poder dessa verdade na própria vida.

Pedro e João foram enviados a Samaria, para verificar se os samaritanos verdadeiramente haviam se tornado crentes em Jesus ou não. Os cristãos judeus, mesmo os apóstolos, ainda estavam inseguros da possibilidade de o Espírito Santo ser concedido aos gentios e aos meio-judeus. Essa dúvida persistiu até a experiência de Pedro com Cornélio (cap.10), quando os apóstolos se tornaram completamente convencidos de que o Espírito Santo era para todas as pessoas.

Esse era um momento crucial para a divulgação das Boas Novas e para o crescimento da igreja cristã. Pedro e João tiveram de ir a Samaria para ajudar a evitar que o novo grupo de crentes em Jesus se separasse.

Muitos estudiosos crêem que Deus escolheu uma forma dramática de conceder seu Espírito nesse momento especial da história da igreja: a expansão das Boas Novas em Samaria, por meio de uma poderosa e efetiva pregação por parte dos cristãos samaritanos. Normalmente, o Espírito Santo entra na vida de uma pessoa por ocasião da conversão. Mas o batismo com o Espírito Santo era um acontecimento especial.

A frase "tudo tem um preço" parece ser verdadeira em nosso mundo de subornos e materialismo. Simão pensou que pudesse comprar o poder do Espírito Santo, mas Pedro o repreendeu severamente. O único caminho para receber o poder de Deus está em fazer o que Pedro aconselhou Simão a fazer: afastar-se do pecado, pedir perdão a Deus e ser cheio do seu Espírito. Nenhum bem e nenhuma quantia em dinheiro pode comprar a salvação, o perdão dos pecados ou o poder de Deus. Estes são obtidos somente pelo arrependimento e pela fé em Cristo como Salvador.

FILIPE E O EUNUCO (26-40):

A Etiópia está localizada na África, ao sul do Egito. O eunuco era obviamente muito dedicado a Deus, pois viajou uma distância considerável para adorar em Jesuralém. Na antiguidade, os judeus tinham contato com a Etiópia (Sl 68:31), talvez o etíope fosse um gentio convertido ao judaísmo. Por ser o "superintendente de todos os tesouros" da Etiópia, a conversão do Eunuco permitiria que o cristianismo chegasse as altas esferas do poder de outra nação. Este foi o início da expansão do Evangelho até os confins da Terra (1:8).

Agora vemos Filipe, chamado pelo Senhor, deixar um centro movimentado onde está experimentando grandes bençãos, para ir a um lugar deserto, a fim de evangelizar um único homem. No eunuco vemos: a) um homem que não está satisfeito apesar de gozar posição, poder e posses; b) um pesquisador diligente, capaz de aprender, e, finalmente, c) um homem convertido, crente, confessando, regozijando-se.

Filipe encontrou o Etíope lendo as escrituras. Aproveitando-se desta oportunidade para pregar as Boas Novas, Filipe perguntou ao eunuco se ele entendia o que estava lendo. Filipe: 1) seguiu a orientação do Espírito; 2) começo a explanação a partir do texto que o homem havia lido; 3) explicou-lhe como Jesus Cristo cumpriu as professias de Isaías.

O batismo era um sinal de identificação com Cristo e com a igreja cristã. Embora não existisse outra testemunha além de Filipe, ainda assim era importante que k eunuco se batizasse.

Notemos que Filipe era homem obediente, atento, submisso ao Espírito, cortês e instruído na Palavra.

Esse foi o nosso Estudo de Atos 8! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

1 comentários