Estudo do Livro de Atos - Capítulo 9

by - agosto 10, 2017

A CONVERSÃO DE SAULO (1-18):

Saulo, (mais tarde chamado de Paulo) era tão veloso por sua crença religiosa e pelas tradições judaicas, que começou uma campanha de perseguição contra qualquer pessoa que cresse em Cristo (os seguidores "do Caminho").

Damasco era um centro comercial, localizado aproximadamente a 240 quilômetros a nordeste de Jerusalém, na província romana da Síria. Várias outras comerciais ligavam Damasco a outras cidades do Império Romano. Talvez Saulo tenha pensado que, exterminando cristianismo em Damasco, evitaria a divulgação da religião em outras áreas.

Quando Saulo viajou a Damasco, perseguindo os cristãos, foi confrontado pelo Cristo ressureto e colocado frente a frente com a verdade mas Boas Novas. Algumas vezes, Deus entra na vida de uma pessoa de maneira espetacular; em outros a conversão é uma experiência silenciosa.

Comparando 9:7 com 22:9 entendemos que os companheiros ouviram a voz do céu, mas não há ouviram para entender. Vemos frequentemente na Bíblia que "ouvir" significa "atender" ou "entender" (Mt 13:18; 18:17; Mc 4:33, etc).

Paula se referiu a essa experiência como o começo de sua nova vida em Cristo (1Co 9:1; 15:8; Gl 1:15,16). No centro dessa experiência maravilhosa estava Jesus Cristo. Paulo não teve uma visão; ele realmente viu o Cristo ressureto (9:17). Reconheceu a Jesus como o Senhor, confessou o seu pecado, entregou sua vida a Cristo e decidiu obedecê-lo. A verdadeira conversão é consequência de um encontro pessoal com Jesus Cristo e leva a uma nova vida, que implica um relacionamento com Ele.

Notemos algumas características da conversão de Saulo, a mais notável que a Escritura relata: foi repentina e completa; resultou de uma visão de Cristo, de uma manifestação da graça divina, de uma comunicação do Céu. Tudo isso redundou em ter Saulo aberto os olhos e os ouvidos, prostrado-se e obedecido, e ter sido obediente à visão celestial (26:19).

O efeito foi: inteligência iluminada, coração contrito, vida transformada, serviço inspirado, testemunho positivo, união a fraternidade e morte de mártir.

Saulo pensava que combatia os hereges, mas perseguia o próprio Senhor Jesus Cristo. Qualquer pessoa que combate os cristãos também é culpada de perseguir a Jesus (ver Mt 25:40,45) porque eles são o corpo de Cristo na terra.

"Não, Senhor, isso é impossível. Ele nunca poderia tornar-se um cristão!" Em essência, foi isso que Ananias disse, quando Deus lhe revelou a conversão de Saulo. Afinal, este perseguia os cristãos, levando-os à morte. Apesar dos sentimentos de Ananias, ele obedeceu a Deus; Ele pode fazer todas as coisas. Devemos obedecer e seguir a liderança dEle, mesmo quando nos levar a pessoas e lugares difíceis.

Em Ananias vemos: um homem atento, informado, e por isso duvidoso, obediente, simpático e fraterno.

A mudança de vida e as realizações consequentes sustentavam um forte testemunho da presença e do poder do Espírito Santo na vida do apóstolo. Paulo foi evidentemente cheio do Espírito Santo quando recebeu novamente a visão e foi batizado.

A fé em Cristo traz grandes bençãos, e frequentemente grande sofrimento também. Paulo sofreria por sua nova fé (2Co 11:23-27). Deus nos chama a um compromisso, não ao conforto. Ele promete estar conosco durante o sofrimento e a dificuldade, e muitas vezes não nos poupa destes.

CONSEQUÊNCIAS DA CONVERSÃO (19-31):

Logo depois de recobrar sua visão e passar algum tempo com os cristãos em Damasco, Saulo foi para a sinagoga falar aos judeus a respeito de Jesus Cristo. Alguns Cristãos aconselham os novos convertidos a esperarem até que estejam completamente firmes em sua fé, antes de compartilharem as Boas Novas com outras pessoas. Saulo ficou algum tempo com outros Cristãos para aprender a respeito de Jesus antes de iniciar seu ministério mundial, mas não esperou para testemunhar. Embora não devamos precipitar-nos no ministério, estando despreparados para tal tarefa, não precisamos esperar para contar às outras pessoas o que aconteceu conosco.

Os argumentos de Saulo eram poderosos, porque ele era um estudioso brilhante. Mas o fato mais conveniente foi sua mudança de vida. As pessoas sabiam que o que ele ensinava era verdadeiro, porque podiam ver evidências em seu modo de vida. É importante saber o que a Bíblia ensina e como defender a fé, mas suas palavras devem ser respaldadas por uma vida transformada.

De acordo com o texto em Gálatas 1:17-18, Paulo deixou de Damasco e viajou para a Arábia, a região do deserto, a sudeste de Damasco, onde viveu por três anos. Não se sabe ao certo se a permanência de três anos na Arábia aconteceu depois de Paulo vivenciar os acontecimentos citados nos versículos 22,23,25 e 26 se Atos 9. Alguns comentaristas dizem que a frase "e tendo passado muitos dias" (v.23) pode indicar esse longo período de exílio na Arábia. Eles sugerem que, quando Paulo retornou a Damasco, o governador, sob o comando do rei Aretas, pediu sua prisão (2Co 11:32) em uma tentativa de manter a paz com os judeus influentes. Outra possibilidade é que a fuga noturna de Paulo tenha ocorrido durante sua primeira estadia em Damasco, logo após sua conversão, quando os fariseus estavam particularmente irados por sua deserção. De acordo com esta opinião, Paulo teria fugido para a Arábia, a fim de ficar um tempo a sós com Deus, aguardando até que os líderes religiosos judaicos se acalmassem. Não importa qual teoria seja correta, houve um período de, pelo menos, três anos entre a conversão de Paulo (9:3-6) e sua viagem a Jerusalém (9:26).

É difícil mudar a reputação, e Saulo tinha uma terrível entre os cristãos. Mas Barnabé, um judeu convertido (4:36), tornou-se a ponte entre Paulo e os apóstolos. O texto em Gálatas 1:18-19 explica que Paulo esteve em Jerusalém por apenas 15 dias e que se encontrou somente com Pedro é Tiago.

Nessas pequenas sentenças (vers.29-30), podemos ver duas características de Paulo, mesmo após tornar-se um novo crente em Cristo: ele era corajoso e provocava controvérsias. Isto caracterizaria o ministério de Paulo pelo resto de sua vida.

A visita de Saulo a Tarso ajudou a acalmar os conflitos com os judeus e deu-lhe algum tempo para provar seu comprometimento com a causa cristã. Após a conversão de Saulo, o maior perseguidor dos cristãos, a igreja gozou de um curto período de paz.

ENÉIAS CURADO, TABITA RESSUSCITADA (32-43):

Vemos que os apóstolos, como seu Mestre, acharam em cada caso de necessidade uma oportunidade para serviço. Enéias é curado sem pedir a cura.

No caso de Tabita, notamos o empenho dos amigos, a convicção de que o homem de Deus era o recurso na hora da necessidade, e a lamentação que, afinal, não tinha cabimento na presença do poder de Deus.

Pedro quis ver-se livre das pessoas que não contavam com o poder divino; sente-se dependente da graça que vem pela oração e ordena confiadamente: "Tabita, levanta-te".

Esse foi o nosso Estudo de Atos 9! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤

Você posde gostar também:

1 comentários