Dez dicas para estudar melhor a BÍBLIA!

by - janeiro 23, 2017

A paz do Senhor Jesus meninas, tudo bem com vocês? Espero que sim! Passei uns dias sumida aqui do blog porque eu tava viajando pra Jesus (amo fazer isso <3) e nos dias que eu tava fora a Letícia escreveu textos maravilhosos vocês já leram? Dá uma lida lá!

Voltando a ativa, hoje eu vim trazer 10 dicas para vocês estudarem melhor a Bíblia, a Palavra de Deus. Estudar a Bíblia é algo maravilhoso, pois, é assim que conhecemos mais do Pai. Sempre tenha em mente que ler não é o mesmo que estudar. Nós estudamos a Bíblia para procurar entender o que nela está escrito, e aplicar os seus ensinamentos na nossa vida. Não lemos apenas com os olhos, mas também, com o coração.

Fica meio difícil néh, começar a estudar a Bíblia, e daí ficamos em dúvida de por onde começar, afinal, ela é tão grande néh? E por isso que eu vim aqui hoje indicar pra vocês, algumas formas bem legais de estudar a Bíblia, algumas que eu já fiz, outras que eu tenho muita vontade de fazer um dia. Vamos começar?

Arrume um Local


Procure um lugar bem silencioso (eu prefiro pelo menos), pra você ficar a sós com Deus. é muito melhor para se concentrar na leitura em um lugar silencioso. Lembrando que isso é apenas uma sugestão ok? Tem gente que consegue se concentrar com barulho, outras não.

Evite Distrações


Não deixe que nada interrompa o seu momento com Deus. Para evitar distrações, desligue seu celular ou coloque no modo silencioso.

Ore Sempre


Sempre antes de começar a ler a Bíblia, ore. Agradeça a Deus por aquela oportunidade de estudar e peça pra que Ele te dê entendimento da Sua Palavra, e que te ajude a colocar os ensinamentos Dele em prática.

É legal também, você decorar um versículo do livro de Salmos capítulo 119:18, que diz assim: "Abre os meus olhos para que eu veja as maravilhas da Tua lei, e sempre repetir ele em suas orações. Isso também não é obrigatório, apenas uma sugestão.

O que Estudar?


Agora que já orou, você pode começar seus estudos. Você pode fazer de várias formas, por exemplo, você pode acabar de orar e pedir pra Deus fala com você em alguma palavra, daí você abre a Bíblia aleatoriamente e estuda o que sair, ( já fiz varias vezes assim).

E fora essa maneira existem muitas outras, pode ser por um tema (oração, jejum), por personagem (Abraão, José), por caráter ( humildade, mansidão), enfim, tem muitas formas diferentes de estudar a Palavra de Deus. Tem até um livro chamado 12 maneiras de estudar a Bíblia sozinho, por Rick Warren. Recomendo meninas, esse livro é muito bom.

Anote Tudo


Arrume um caderno para você poder fazer anotações, isso é muito importante! Nós conseguimos entender melhor as coisas quando fazemos anotações. Pode ser uma agenda, um caderno pequeno, grande, não importa, o que importa o que você anote. Você pode anotar versículos que falaram com você, ou o que você entendeu dos seus estudos, ou o que você quiser. Anote!

Medite


Leia, releia, medite, procure entender o que esta escrito ali, o que o autor quis dizer quando escreveu aquele texto. Não leia versículos isolados, leia todo o contexto, todo a passagem, todo o capítulo se necessário, mas leia. Faça sempre perguntas ao texto como: Onde? Quando? Como? Porque? Quem? Qual? O que? As respostas dessas perguntas, vão te ajudar a entender melhor o texto.

Pesquise


Enriqueça o seu estudo! Use ( se possível) várias versões da Bíblia, Manual Bíblico, Dicionário Bíblico (até um Aurélio serve ás vezes pra procurar o significado de algumas palavras que você não entender), Mapa Bíblico, Comentário Bíblico, Teologia Sistemática ou até mesmo pesquise na Internet, mas não deixe de pesquisar e se aprofundar mais na Palavra de Deus.

Aplique em sua vida


No final de cada estudo, faça sempre uma aplicação pessoal daquele estudo em sua vida. Durante os meus estudos eu sempre me faço três perguntas: O que a passagem diz? O que posso entender dessa passagem? Como posso aplicar o que aprendi na minha vida? Faça sempre isso no final de seus estudos, para que você possa melhorar a sua vida com a Palavra de Deus.

Ore para encerrar o seu momento de estudo


Quando concluir o seu estudo diário, ore a Deus agradecendo pela oportunidade e pelo entendimento que Ele te deu e peça para que Ele te ajude a praticar tudo o que você aprendeu naquele dia estudando a Bíblia.

Monte um plano de estudos


Outra dica legal para estudar a Bíblia é criar um plano de estudos, para saber o que estudar e ter metas de estudo diárias para serem cumpridas. Não é difícil criar um, e como pretendo seguir um plano no próximo mês, vou criar o meu e fazer um post aqui no blog mais detalhado sobre esse assunto tá? Dá vocês podem se espelhar pra criar um pra vocês, ou fazer o mesmo plano junto comigo.

linha

Essas foram algumas dicas e sugestões, espero que possa ter ajudado vocês. Não importa a forma, sempre estude a Palavra para conhecer mais do Pai.

Se você gostou, compartilhe com seus amigos e segue as nossas redes sociais pra não perder nenhuma novidade. Fiquem na paz de Jesus e até o próximo post!

Você posde gostar também:

1 comentários