Estudo do Livro de Atos - Capítulo 12

by - agosto 18, 2017

PEDRO NA PRISÃO (1-11):

O rei Herodes Agripa I era filho de Aristóbulo e neto de Herodes, o grande. Ele perseguiu os cristãos para agradar os líderes judeus, esperando que isso solidificasse sua posição. Agripa I morreu repentinamente em 44.d.C. (ver 12:20-23). Sua morte também foi registrada pelo Historiador Josefo.

Tiago e João eram dois dos 12 discípulos originais que seguiram a Jesus. Eles pediram a Jesus um reconhecimento especial em seu Reino (Mc 10:35-40). Jesus lhe disse que ser participante de seu reino significa sofrer com Ele, "beber do mesmo cálice" (Mc 10:38-39). Tiago e João de fato sofreram muito; Herodes executou Tiago, e João foi exilado (ver Ap 1:9).

Pedro foi preso durante a Festa dos Pães Asmos, que durava uma semana e sucedia a Páscoa. Tal prisão foi estratégica, uma vez que na cidade havia mais judeus do que o habitual, e Herodes poderia impressionar mais pessoas.

O plano de Herodes era indubitavelmente executar Pedro, mais os cristãos intercederam pela segurança do apóstolo. A oração sincera da igreja afetou significativamente o resultado dos acontecimentos. A oração muda as situações, então ore frequentemente e com confiança.

Deus enviou um anjo para resgatar Pedro. Os anjos são Mensageiros de Deus. São seres criados por Deus e tem poderes sobrenaturais; às vezes, assumem a aparência humana, a fim de falar com as pessoas. Os anjos não devem ser adorados, por que não são a deidade. São servos de Deus, assim como nós.

ORAÇÕES RESPONDIDAS (12-17):

Notemos com respeito a esta reunião de oração:
a) o local - a casa da mãe de Marcos, provavelmente uma viúva abastada;
b) a unanimidade - muitas pessoas oravam juntas;
c) a persistência e a fé - tinham orado assim, provavelmente, por Thiago, mas sem resultado; agora tornam a orar;
d) resposta e incredulidade - não esperavam ser atendidas tão prontamente; testemunho da Graça Salvadora de Deus por parte de Pedro.
As orações daquele grupo de cristãos foram atendidas como havia pedido. Mas quando a resposta chegou, eles não creram. Devemos ser pessoas de fé, que crêem que Deus responde às orações daqueles que procuram fazer a vontade Dele. Quando você orar, creia que receberá uma resposta. E quando esta vier, não fique surpreso, seja grato!

Devemos distinguir entre o Tiago do versículo 2 e o do versículo 17. O Tiago que foi morto era o irmão de João, um dos 12 primeiros discípulos. O último era um dos irmãos de Jesus; ele tornou-se um líder da igreja em Jerusalém (15:13; Gl 1:19).

O PERSEGUIDOR PERECE (18-25):

De acordo com a lei Romana, os guardas que permitissem a um prisioneiro escapar estariam sujeitos ao mesmo castigo a ele destinado. Desse modo, os 16 guardas responsáveis por Pedro foram sentenciados à morte.

Herodes teve uma morte horrível; sentiu uma dor intensa; foi literalmente devorado vivo, de dentro para fora, por vermes. Esse tipo de morte era considerada uma das mais infames. O orgulho é um pecado sério, por isso Deus escolheu punir Herodes imediatamente, mais levará todos a julgamento (Hb 9:27).

João Marcos era primo de Barnabé (Cl 4:10). Mais tarde ele se uniu a Paulo e Barnabé na primeira viagem missionária, mas, por razões desconhecidas, deixou-os no meio da viagem.

Esse foi o nosso Estudo de Atos 12! Se você quiser ver os estudos dos outros capítulos, é só clicar no Link abaixo. Fiquem todas na paz de Jesus! ❤



Você posde gostar também:

1 comentários