Estudo do Livro de Atos - Capítulo 21

by - setembro 07, 2017

SUBINDO A JERUSALÉM (1-14):

A expressão separando-nos deles poderia ser traduzida por depois que nos apartamos deles. O carinho do apóstolo Paulo por seus irmãos era muito grande (At 20:37).

(vers.2,3) - Achando um navio. Paulo não perdeu tempo porque queria chegar em Jerusalém para o Pentecostes, que acontecia 50 dias depois da Páscoa. Ele havia celebrado a Páscoa com seus amigos em Filipos mais de 3 meses antes; então, ele tinha menos de 30 dias para chegar em Jerusalém há tempo da festividade.

Paula desobedeceu ao Espírito Santo indo a Jerusalém? Não. Provavelmente, o Espírito revelou aos cristãos do sofrimento que Paulo enfrentaria em Jerusalém. Eles chegaram à conclusão de que Paulo não deveria ir àquela cidade por causa de tal perigo. Essa interpretação é apoiada pelo Episódio descrito em Atos 21:10-12, em que, depois de ouvirem o profeta Ágabo que Paula seria entregue aos romanos, os cristãos de Cesareia também imploraram que ele não fosse a Jerusalém.

Alguns creram que era na casa de Filipe que os cristãos reuniam-se em Cesareia para adorar a Deus. Este é o Filipe mencionado em Atos 6:5;8:26-40.

Paulo sabia que seria preso em Jerusalém. Embora seus amigos tivessem pedido que não partisse de Cesaréia, o apóstolo sabia que deveria partir, porque esta era a vontade de Deus.

UMA CONCESSÃO EM FACE DE CIRCUNSTÂNCIAS ANORMAIS (15-26):

Boatos circulavam de que Pedro estava encorajando os judeus a deixar as tradições mosaicas. Entretanto, Paulo jamais menosprezou a herança Judaica Ou mandou que os cristãos judeus renunciasse a lei de Moisés. Ele somente deixou bem claro a todos que a Lei não funcionava como meio de salvação. Podemos ver a prova de que Paulo continuava guardando a lei no que ele disse a Félix (Atos 24:11-12). E o fato de estar indo à Jerusalém adorar já era uma prova disso também. Entretanto, Paulo se opunha frontalmente contra toda tentativa de obrigar os gentios a se tornarem judeus. A salvação era somente pela fé. Exigir conversão ao judaísmo era o repúdio a mensagem do Evangelho, que declara a salvação somente pela fé em Cristo.

Devido ao fato de Paulo participar do voto com os quatro homens, ele pagou algumas despesas pertinentes e tomou parte no ritual de purificação para entrar no templo (Números 6:9-20). Paulo se submeteu ao costume judeu para manter a paz na igreja em Jerusalém. Embora fosse um homem de convicções fortes, Paulo estava disposto a ser transigente nos pontos que não fossem essenciais, fez-se "tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns" (Coríntios 9:19-23).

Os líderes cristãos não estavam pedindo aos gentios que vivessem como os judeus, e muito menos queriam obrigar os judeus a viver como os gentios. A unidade Espiritual do corpo de cristãos pode ser vista na sua diversidade, não na sua conformidade. Apesar de termos raízes e culturas tão diversificadas, nós honramos o mesmo Deus.

Esses judeus sabiam como o trabalho de Paulo foi eficiente da Ásia. A estratégia deles era desacreditar Paulo de forma que o trabalho do apóstolo fosse enfraquecido.

Entre 600 a 1000 soldados ficam na Fortaleza Antônia, situada no Noroeste do Templo. De uma torre que avistava todos os átrios do templo os soldados podiam ver qualquer confusão.

Quando o tumulto com Paulo começou, pelo menos 200 Soldados foram enviados da Fortaleza para o átrio dos gentios.

Ao falar em grego, Paulo demonstrou que era um homem culto, não um agitador, um rebelde que provocava sedições nas ruas. O idioma grego chamou a atenção do comandante, e ele deu a Paulo proteção e a oportunidade de defender-se. O historiador Josefo escreveu sobre um egípcio que liderou uma revolta de 4 mil pessoas em Jerusalém em 54 d.C. e depois desapareceu. O comandante presumiu que Paula fosse esse Rebelde.

 Paulo provavelmente falava o aramaico, o idioma comum aos judeus palestinos. Ele usava esse idioma não apenas para se comunicar com seus ouvintes, mas também para mostrar que era um judeu devoto é tinha respeito pelas leis e costumes judaicos. Paulo falava grego com os oficiais romanos e aramaico com os judeus. Para ministrar as pessoas mais eficazmente, fale idioma delas!

Você pode ler todos os Estudos do Livro de Atos clicando no Link abaixo:

Estudo do Livro de Atos

Você posde gostar também:

1 comentários