DIY: Meu Caderno Espiritual 2020!

by - dezembro 22, 2019



Oi gente, tudo bem com vocês? Eu tô sumida aqui do Blog já tem um bom tempinho, certo? No entanto, uma das minhas metas para 2020 é ser mais presente aqui no Blog e no Instagram, postar mais conteúdo pra vocês, porque eu realmente amo esse cantinho!

Como eu prometi no Instagram, hoje eu vou mostrar pra vocês o meu caderno espiritual para 2020 e também vou ensinar como vocês podem criar o de vocês, vem comigo!

Eu fiz o meu caderno no estilo caderno argolado com uma pegada para Bullet Journal. Eu até pensei em comprar, mas sairia muito caro o caderno + frete, por isso criei o meu. Vamos aos materiais!

Materiais:


  • Papelão (pode ser papel Paraná também)
  • Contact (pode ser tecido também)
  • Papel Sulfite 75 gramas
  • Papel Sulfite 90 gramas (miolo)
  • Cartolina
  • Elástico
  • Fita de Cetim
  • Argolas de Scrapbook
  • Cola Branca
  • Tesoura 
  • Furador de Papel
  • Estilete

Passo a Passo:

1°) Recorte dois pedaços do papelão ou papel Paraná nas medidas 15,9 x 22,2. Eu arredondei duas bordas de cada papelão porque acho que fica mais bonitinho, mas isso é opcional.

 Lembrando que o meu caderno está no tamanho A5, então se você quiser maior,precisa aumentar as medidas, ok?

2°) Encape um dos lados com um papel branco para esconder algumas imperfeições do papelão e seu forro ficar mais bonito. Eu usei papel Sulfite 75 gramas, mas você pode usar cartolina ou outra gramatura de folha também.

3°) Encape com o forro escolhido. Eu usei esse papel contact azul com bolinhas brancas que achei uma graça, mas você pode usar tecido também. Observe na foto abaixo que eu recortei o papel contact deixando uma sobra de uns dois dedos pra cada lado pra poder fechar pra dentro.


4°) Recorte dois pedaços da cartolina nas medidas 14,9 x 21,1. Se você tiver arredondado as bordas do papelão assim como eu, arredonde as bordas da cartolina também.

5°) Na parte que vai ser a capa do caderno, passe cola branca, espalhe bem e cole a cartolina. Reserve em um cantinho pra secar.

Na parte que vai ser o fundo do caderno, nós vamos colar o elástico e a fita de cetim. Para medir o tamanho deles, utilize um livro ou caderno que tenha mais ou menos a medida que o miolo do seu caderno vai ter. Meça o comprimento deles e recorte.

Pra colar na capa, eu utilizei bastante cola branca e colou super bem, mas você pode usar cola quente também, se preferir.

Depois que colei a fita e o elástico, esperei secar um pouquinho e colei a cartolina por cima usando bastante cola branca.


Ficou assim: (já tinha furado uma das capas nessa hora, ignorem)


6°) Agora que as capas já estão prontas e totalmente secas, nós vamos fazer as furações. Primeiro, vamos criar o nosso gabarito. Para o tamanho A5, eu peguei uma folha A4, dobrei ao meio e recortei, deixando a folha no tamanho A5. 

Agora dobre a folha A5 ao meio novamente e trace uma linha de 1 centímetro em uma das laterais. Marque o centro nessa linha.

Do centro pra cada uma das laterais, marque as medidas 3,1 e 4,2 centímetros e fure nas marcações. Vai ficar como a imagem abaixo:

7°) Gabarito pronto, use ele como medida para furar as suas capas. Posicione ele sobre a capa, prenda com clipes e fure com o furador.

8°) Encaixe suas argolas na capa. Como na minha cidade eu não achei pra comprar as argolas de Scrapbook, eu tive que comprar pela internet. Enquanto elas não chegam, eu improvisei com um pedaço de arame wire-o de um caderno antigo. Eu só retirei o arame do caderno e pedi pro meu pai cortar com o alicate. Eles não são tão fáceis assim pra abrir e fechar, mas como eu disse, são provisórios até às argolas que eu comprei chegarem.

Minhas capas ficaram assim:

9°) Agora que as capas já estão  prontas, vamos preparar o miolo. Para o miolo eu utilizei folhe sulfite 90 gramas, mas você  pode usar a que você  preferir.  

Como eu queria que as folhas do meu caderno fossem pontilhadas, primeiro eu imprimi nas minhas folhas a arte pontilhada frente e verso.  Vou disponibilizar o arquivo pontilhado pra vocês aqui embaixo caso queiram imprimir suas folhas pontilhadas também:


Depois de impressas, minhas folhas ficaram assim:


10°) Por fim, eu uni todas as folhas, dobrei ao meio, cortei com o estilete, furei com o furador utilizando o mesmo gabarito da capa e arredondei as bordas. Agora é só montar o seu caderno e está  pronto!  



O resultado final do meu caderno ficou assim:


Eu amei o resultado porque ficou lindo e saiu muito mais  barato do que se eu tivesse comprado.  Eai, o que vocês acharam? Contem pra mim a aqui pelos comentários!

O blog tá de volta em 2020 galera, então não  deixe de me seguir nas redes sociais pra ficar por dentro de todas as novidades!

Fiquem todos com Jesus, e até  o próximo  post!

Você posde gostar também:

1 comentários