Como estudar a Bíblia com pouco tempo livre!

by - fevereiro 14, 2019


Oi meninas, tudo bem com vocês?

Estudar a Bíblia é uma atividade que realmente requer muito tempo, isso porque cada assunto é muito extenso, então se formos fazer uma pesquisa profunda, vai demorar alguns dias. 

Por exemplo, eu atualmente estou estudando a Bíblia por temas, então eu escolho o tema e cada dia eu estudo sobre um versículo/passagem da Bíblia que fale sobre aquele tema. Isso leva de 1 a 3 horas, depende da dificuldade que eu tiver na hora e também do meu tempo disponível. No geral, eu levo de 15 a 30 dias pra estudar um tema, e ainda não medito em todos os versículos da Bíblia sobre ele.

Atualmente eu estou de férias, mas eu sei que quando as minhas aulas voltarem dia 18/02, meu tempo livre vai diminuir muito, e eu vou ter que dividir o meu tempo entre estudar pra faculdade e estudar a Bíblia. Sem contar que estou a procura de emprego, e quando eu começar a trabalhar, ai que meu tempo vai ser quase zero mesmo.

Eu sei que muitas de vocês também tem rotinas assim. Estudam, trabalham, cuidam da casa, dos filhos, do marido e quase não possuem tempo livre pra se dedicar ao estudo bíblico. Então hoje eu vim conversar um pouco com vocês a respeito disso e dar algumas dicas de como vocês podem estudar mesmo com pouco tempo, ok? 

Priorize seu tempo com Deus


A primeira coisa que a gente tem que ver, é a prioridade. Buscar a Deus deve ser a nossa prioridade. Nosso dia tem 24 horas, dessas 24, pelo menos 1 hora no mínimo a gente tem que dedicar pra Deus. Nenhuma dica minha vai funcionar pra você, se você não priorizar passar tempo com Deus. Pense nisso. Eu sei que falar é fácil e que tem dias que tem tanta coisa pra fazer que não dá tempo nem de pensar direito, mas se acalma, se organiza e prioriza Jesus que vai dar tudo certo. 

Me diz uma coisa: você pode passar um dia sem comer? sem beber água? A resposta é não. Você pode não morrer em um dia sem comer, mas você enfraquece. E a cada dia que você for ficando sem comer você vai enfraquecendo mais, até morrer. Na nossa vida espiritual não é diferente. Jesus é o pão da vida, é o nosso alimento. Sem Ele nós enfraquecemos e morremos espiritualmente. É por isso que precisamos nos alimentar da Palavra de Deus diariamente.

Dica 1: Faça um Cronograma!


A primeira dica que eu te dou é: pega um papel e faça um cronograma com as suas atividades diárias e procure brechas nessas atividades, onde você pode incluir atividades espirituais. Por exemplo, o tempo que você passa no transporte público a caminho da faculdade, da escola, do trabalho, dá pra você ler a Bíblia no celular, dá pra orar em pensamento, dá pra ouvir louvores.

Dica 2: Faça seu tempo!


Lembra o que a gente estava conversando sobre priorizar? Então, a segunda dica é: acorde 30 minutos mais cedo e/ou durma 30 minutos mais tarde. Nesse tempo, você pode orar, pode fazer um devocional diário, usando só a Bíblia mesmo, um aplicativo ou um livro de devocional. Se optar por acordar 30 minutos mais cedo e dormir 30 minutos mais tarde, pode orar e fazer o devocional pela manhã e escrever em um diário de oração a noite.

Até aqui, supondo que você consiga incluir essas dicas no seu dia a dia, você já esta fazendo devocional, esta lendo a Bíblia e anotando seu dia em diário de oração. Bastante coisa né? Você fez o seu  tempo com Deus, isso é muito importante. 

Dica 3: Estude a Bíblia nos fins de semana!


Agora nos resta o final de semana. Eu recomendo que você tire um momento de lazer, para ficar com os seus filhos, e o seu marido, e que vá à igreja, isso tudo também é muito importante. No entanto, caso você também queira fazer um estudo bíblico, eu vou te dar mais uma dica.

A terceira dica é: além de reservar um tempo para a sua família, sua casa, cuidar de você e ir a igreja aos fins de semana, tente separar 1 hora para fazer um estudo bíblico. Escolha o tema que você vai estudar e faça um cronograma separando os dias certinhos, depois é só estudar.

É claro que estudar apenas aos fins de semana vai demorar muito mais do que se você estivesse estudando todos os dias, mas se esse é o tempo que você tem, use ele. Não precisa ter pressa, só precisa ter desejo e motivação de conhecer a Palavra de Deus.

É bem provável que eu tenha que fazer isso, porque enquanto eu estiver apenas indo pra faculdade, ainda da pra fazer meu estudo bíblico diariamente, mas depois que eu conseguir um emprego, minha rotina vai apertar e eu vou ter que mover meus estudos para os fins de semana.

Não desista, reorganize-se!


O que eu quero mostrar pra vocês com esse post, é que nós não precisamos desistir de estudar a Bíblia por falta de tempo, nós precisamos priorizar nosso tempo com Deus, nos reorganizarmos e fazer o nosso tempo. Quando temos a motivação certa, nem o pouco tempo nos desanima. Então ore ao Senhor para que você tenha sempre muita cede em conhecer a Palavra Dele para se aproximar mais Dele e para crescer espiritualmente, amém?

Espero que vocês tenham gostado desse post, porque foi feito com muito carinho. Compartilhe com seus amigos e não deixe de seguir o blog nas redes sociais, ok? Fiquem todas com Jesus e até o próximo post!


Você posde gostar também:

4 comentários

  1. Se tem algo que preciso me organizar é pra estudar a bíblia. Sou organizada com todas as outras coisas, converso com Deus sempre mas estudar a palavra era pra ser minha prioridade... amei as dicas vou começar a praticar!

    Apenas eu, Day

    ResponderExcluir
  2. Você tem algum livro pra ajudar a ler a bíblia junto com o livro ????

    ResponderExcluir
  3. Parabéns querida!! Muito obrigada!🌷🙏 Deus te abençoe e te dê forças.

    ResponderExcluir