Dicas para estudar e entender a Bíblia!

by - fevereiro 07, 2019


Oi meninas, tudo bem com vocês?

Vocês sempre me pedem dicas de estudo bíblico e me perguntam como entender melhor a Bíblia. Sendo assim, hoje eu reuni algumas dicas bem simples e práticas que vão te ajudar muito, mesmo que você não tenha Bíblia de estudo, dicionário bíblico, manual bíblico, concordância e outras coisas que podem ser utilizadas para estudar a Bíblia, ok?

Se você tiver, é melhor ainda, porque isso amplia o seu campo de pesquisa, mas se você não tiver, use aquilo que você tem e comece da onde você esta.

ORE:


Então vamos começar. O segredo pra você estudar a Bíblia, é, antes de tudo, orar. Sem oração você pode ter todos os materiais que eu citei ali em cima que você não vai pra lugar nenhum, agora se você orar e pedir ao Senhor que te ajude a entender a Palavra Dele, Ele vai te ajudar, pode ter certeza disso.

LEIA:


Depois que você já orou, agora você pega sua Bíblia e abre na passagem que você vai estudar, e isso fica totalmente a sua escolha. Pode ser uma passagem, um capítulo, um versículo, um tema, um personagem, qualquer coisa. 

No entanto, quando a gente vai estudar a Bíblia, a gente não pode só ler um versículo e já sair escrevendo, a gente precisa entender porque aquele versículo foi escrito. Lembre-se: passagem fora de contexto é motivo pra pretexto.

ENCONTRE O CONTEXTO:


Se você não procurar entender o contexto da passagem, você pode se equivocar e entender errado. A Bíblia por si só já se explica. Então pra você encontrar o contexto de uma passagem, leia o capítulo inteiro em que ela se encontra. Se mesmo lendo esse capítulo você ainda não encontrou o contexto, leia os capítulos anteriores e posteriores também.

Capítulos que iniciam com palavras como "portanto", "desse modo", "assim", entre outros, estão complementando uma informação que foi dita anteriormente, então você já pode concluir que o contexto daquela passagem não esta ali.

Outra dica super legal, é fazer perguntas ao texto, dessa forma você sabe pelo o que procurar quando estiver lendo. Faça perguntas como: o que? porque? como? quando? onde? quem? e por ai vai.

PESQUISE:


Até agora, vocês viram que eu não citei nenhum outro livro além da Bíblia e também nenhum outro meio, como a internet por exemplo, mas isso não te impede de usá-los. Só o que eu te peço é que use esses elementos para complementar  o seu estudo, e não pra fazer o seu estudo por você. Só depois que você fizer os passos que eu falei ali em cima, só depois que você realmente tentar, quando você encontrar dificuldades ai você vai e utiliza outros meios para pesquisar, tá bom?

ANOTE:


Durante o seu estudo, anote tudo. Anote versículos, anote o contexto que você encontrou e depois anote também aquilo que Deus falou com você através do seu estudo. Ou seja, depois que você pesquisar, encontrar e entender o contexto da passagem que você está estudando, você pega isso que você aprendeu e aplica na sua vida. Como isso que você aprendeu pode mudar a sua vida?

OUTROS POSTS QUE PODEM AJUDAR VOCÊ:


Há algum tempo atrás eu fiz vários posts que podem ajudar muito vocês a estudar a Bíblia também, eu vou deixar todos eles linkados aqui pra vocês conferirem ok?


Lembrando que os posts sobre como eu estudo a Bíblia são todos de anos anteriores, hoje em dia eu fiz algumas modificações, eu sempre mudo de maneira que funcione melhor pra mim. Caso vocês queiram, eu posso fazer um post contando como eu estou estudando a Bíblia em 2019, ok?

Por hoje é isso meninas, essas dicas foram bem simples porém se você estiver começando a estudar a Bíblia agora, elas são tudo o que você precisa. Se você gostou desse post não esquece de deixar seu comentário, compartilhar com seus amigos e seguir o blog nas redes sociais para sempre estar por dentro das novidades. Fiquem todas com Jesus e até o próximo post!


  • Fan Page
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest
  • Você posde gostar também:

    12 comentários

    1. Apesar de estar longe dos caminhos do Senhor a algum tempo eu senti o coração quentinho em ler suas dicas e lembrar que algumas delas era habito para mim. Acho que preciso tirar o pó da minha Bíblia.
      Parabéns pelo blog, além de lindo está levando a palavra.

      ResponderExcluir
    2. Oi Thay, tudo bom?
      No momento de começar a ler a palavra eu meio que faço a técnica que em inglês se chama "SOAP" (Scripture, Observation, Application, Prayer) que consiste em escrever o versículo que eu mais me identifiquei nas escrituras, o que eu observei do contexto, como eu posso aplicar na minha vida e oração.
      Com certeza eu preciso melhorar no quesito pesquisar, ver com quais outros textos ele tem conexão ou o que aquela frase queria dizer naquele período.

      Blog Covil Dourado | Instagram

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. oi Jennifer! Que legal, também faço assim as vezes, e realmente pesquisar o contexto é muito importante para não entendermos de maneira equivocada, Deus abençoe!

        Excluir
    3. Parabens pelo post meu amor!! Acho que seria legal uma atualização de como você tem estudado a biblia sim. Bjs, Deus te abençoe lindona! ♡

      ResponderExcluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    5. Oii, gostei da sua explicação, bem clara e objetiva! Mas eu tenho uma dúvida, com que frequência deve-se fazer estudo bíblico? E devocional? O post em que você explica a diferença entre eles me esclareceu muitas dúvidas, mas ainda fico confusa quanto a isso...

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Leísa, que bom que gostou do post, fico muito feliz em saber disso! Agora em relação a frequência, isso depende muito do seu tempo disponível. Você precisa observar a sua rotina e ver aonde você pode incluir essas atividades. Deus abençoe!

        Excluir
    6. Eu estou amando o site e os posts.

      Estou no processo de voltar pra Jesus, mas estive tanto tempo fora, que me perdi.

      Srá que vcs me indicariam um devocional bom? E ainda um plano de leitura bíblica?

      Aguardo,

      Super beijo

      ResponderExcluir
    7. A paz do senhor Jesus me chamo cherli sou de Olinda e gostei muito de ler suas digas de como estudar a Bíblia confesso que estou precisando mesmo de me aperfeiçoar na leitura Bíblica, obrigado Deus abençoe e continue lhe dando sabedoria .

      ResponderExcluir
    8. O Curso Interpretação Bíblica: Gênesis a Apocalipse ensina passa a passo a entender a Bíblia, levando o aluno o compreensão correta do texto Bíblico.Veja: https://www.missionarios.top/p/curso-de-interpretacao-biblica.html

      ResponderExcluir